Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunas do curso Técnico em Eventos participam da VIII Feira Brasileira de Iniciação Científica
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Alunas do curso Técnico em Eventos participam da VIII Feira Brasileira de Iniciação Científica

Estudantes pesquisam influência da cultura Ballroom em eventos da comunidade LGBTQIA+ na região metropolitana de Porto Alegre

  • Publicado: Quinta, 05 de Outubro de 2023, 13h48
  • Última atualização em Sexta, 06 de Outubro de 2023, 11h21

Estudantes do 4º ano do curso Técnico em Eventos do IFSul - Câmpus Sapucaia do Sul participaram nesta semana da VIII Feira Brasileira de Iniciação Científica, FEBIC 2023. Em sua participação na feira, as estudantes Amanda Rodrigues e Alanis Oliveira Horbach apresentaram o trabalho “Influência Ballroom: O âmbito de ser livre e expressar-se à sua maneira," resultado de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

A pesquisa das estudantes analisa a influência dos ballrooms nos espaços e eventos da comunidade LGBTQIA+ na Região Metropolitana de Porto Alegre. Símbolos de resistência e celebração, os ballrooms surgiram no final do século XX, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, abrindo espaços para expressão da comunidade LGBTQIA+, negra e latina. Os balls (bailes) envolvem competições em diversas categorias, como dança e performance, incentivando a liberdade de expressão.

Sob orientação da professora Veronica Machado, Amanda e Alanis utilizaram uma metodologia observacional sistemática em sua pesquisa, buscando compreender o papel dos ballrooms como agentes culturais que transcendem as barreiras do tempo, especialmente em espaços de expressão cultural de comunidades marginalizadas. "A participação da Amanda e da Alanis mostra sua iniciação ao mundo da pesquisa no ensino médio técnico integrado. A participação das alunas e a divulgação de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em um evento científico nacional trazem novas reflexões e contribuições para a pesquisa, o que enriquece não apenas o trabalho, mas também a formação dessas alunas e futuras técnicas em Eventos.", comentou a professora Verônica.

“Somos gratas por participar de uma feira como a FEBIC, a nível nacional, com uma temática da área de eventos e de ciências sociais.” Amanda e Alanis também destacaram a necessidade de que estudos antropológicos relacionados a comunidades marginalizadas estejam cada vez mais presentes no meio científico.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página