Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunas do curso Técnico em Eventos participam da VIII Feira Brasileira de Iniciação Científica

Estudantes pesquisam influência da cultura Ballroom em eventos da comunidade LGBTQIA+ na região metropolitana de Porto Alegre

• Publicado: Quinta, 05 de Outubro de 2023, 13h48
  • Última atualização em Sexta, 06 de Outubro de 2023, 11h21

Estudantes do 4º ano do curso Técnico em Eventos do IFSul - Câmpus Sapucaia do Sul participaram nesta semana da VIII Feira Brasileira de Iniciação Científica, FEBIC 2023. Em sua participação na feira, as estudantes Amanda Rodrigues e Alanis Oliveira Horbach apresentaram o trabalho “Influência Ballroom: O âmbito de ser livre e expressar-se à sua maneira," resultado de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

A pesquisa das estudantes analisa a influência dos ballrooms nos espaços e eventos da comunidade LGBTQIA+ na Região Metropolitana de Porto Alegre. Símbolos de resistência e celebração, os ballrooms surgiram no final do século XX, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, abrindo espaços para expressão da comunidade LGBTQIA+, negra e latina. Os balls (bailes) envolvem competições em diversas categorias, como dança e performance, incentivando a liberdade de expressão.

Sob orientação da professora Veronica Machado, Amanda e Alanis utilizaram uma metodologia observacional sistemática em sua pesquisa, buscando compreender o papel dos ballrooms como agentes culturais que transcendem as barreiras do tempo, especialmente em espaços de expressão cultural de comunidades marginalizadas. "A participação da Amanda e da Alanis mostra sua iniciação ao mundo da pesquisa no ensino médio técnico integrado. A participação das alunas e a divulgação de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em um evento científico nacional trazem novas reflexões e contribuições para a pesquisa, o que enriquece não apenas o trabalho, mas também a formação dessas alunas e futuras técnicas em Eventos.", comentou a professora Verônica.

“Somos gratas por participar de uma feira como a FEBIC, a nível nacional, com uma temática da área de eventos e de ciências sociais.” Amanda e Alanis também destacaram a necessidade de que estudos antropológicos relacionados a comunidades marginalizadas estejam cada vez mais presentes no meio científico.