Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudante do Câmpus Sapucaia tem trabalho selecionado para Mostra de Ciências e Tecnologia em Belém

Pesquisa de estudante de Eventos analisa material de divulgação da Expointer

• Publicado: Sexta, 29 de Setembro de 2023, 12h30
  • Última atualização em Sexta, 29 de Setembro de 2023, 12h57

A estudante do Curso Técnico em Eventos, Gabriela Modrow, teve seu trabalho "Divulgação de Eventos e Representações da Agropecuária: Análise de Cartazes da Expointer RS” selecionado para a XIV Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto Açaí - MCTIA, que irá ocorrer entre 20 a 24 de novembro de 2023, em Belém do Pará.

O trabalho que será apresentado na Mostra é um recorte da pesquisa de TCC da estudante. Modrow vem analisando o material de divulgação de uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil, a Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários -  Expointer, realizada na cidade de Esteio, desde 1972.

Utilizando diversas metodologias, entre elas a análise semiótica de elementos visuais, a pesquisa observa as relações entre o material de divulgação da Exposição e os processos históricos da agropecuária no país. Sob orientação da professora Cássia A. Lopes da Silva, a pesquisa busca refletir sobre os aspectos econômicos, sociais e políticos contidos nas representações.

O estudo também levanta a discussão sobre a atuação de profissionais de eventos, acerca das decisões envolvidas nas divulgações. “Estamos muito contentes com a seleção para a MCTIA. A visibilidade para um trabalho que envolve temática própria do Curso Técnico em Eventos em uma perspectiva crítica, ainda é algo pouco comum em pesquisas e publicações acadêmicas. ”, afirmou a orientadora Cássia.