Agenda MEV
Plano de gestão de uso – Microscópio Eletrônico de Varredura
Equipamento multiusuário: Microscópio Eletrônico de Varredura
Fiel depositário: Prof. Dr. Pedro Carlos Hernandez Junior
Local de instalação: Sala de microscopia do Campus Sapucaia do Sul do IFSul
Plano de gestão de uso
Entende-se que um microscópio eletrônico de varredura é, por natureza, um equipamento multiusuário (EMU) e multidisciplinar, isto é, de potencial uso em pesquisas de qualquer área da ciência e tecnologia. Por isso, pretende-se que o EMU seja disponibilizado para uso geral da comunidade de pesquisadores do Estado do Rio Grande do Sul.
Assim, de uma maneira geral, as regras para sua utilização são as seguintes:
1o – O microscópio eletrônico de varredura, doravante chamado de MEV, está disponível para uso de toda a comunidade técnico-científica do Estado do Rio Grande do Sul.
a) os interessados na utilização do MEV deverão fazer a reserva do equipamento, preferencialmente, pelo link abaixo. Ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
b) A ordem de utilização do MEV seguirá a ordem cronológica das reservas efetuadas.
c) A utilização do MEV será feita com a participação do técnico responsável pelo equipamento.
2o – O MEV será divulgado na página web do IFSul-Campus Sapucaia do Sul, para conhecimento do público externo.
3o – Será constituído um Comitê Gestor, formado por quatro Coordenadores, cuja finalidade é zelar pelo bom uso do equipamento.
4o – O responsável direto pela manutenção do MEV, inclusive por eventuais reparos, será o fiel depositário do equipamento.
Na agenda do microscópio, a indicação de horário em branco não significa, necessariamente, que é possível utilizar o equipamento no momento em questão. Isso porque ser devido a vários fatores, como:
1. as(os) técnicas(os) que operam o microscópio ou atendem na sala podem estar ocupadas(os) com outras atividades;
2. o equipamento pode estar apresentando algum problema técnico que ainda não foi informado na agenda.
Dessa forma, consulte via email, para verificar a real disponibilidade do microscópio.
Consulte a agenda do Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) clicando AQUI.
Composição do Comitê Gestor
Pedro Carlos Hernandez Junior
Luiz Ricardo Pedra Pierobon
Carmen Iara Walter Calcagno
Carlos Alexandre Wurzel
Enio Cesar Machado Fagundes
Janaina Pacheco Jaeguer
Vinicius Martins
Eliane Neves da Mota
Orientações Gerais
Cada sessão tem duração mínima de 1 hora, sendo frequentemente monitorada por técnico responsável. Não serão marcadas horas fracionadas, priorizando agendamentos que iniciem e terminem nos horários iniciais e finais dos turnos, para haver melhor aproveitamento dos equipamentos. Assim, esteja atento ao e-mail de confirmação do agendamento, pois pode ser reservado horário levemente diferente do horário solicitado, para ajuste e encaixe de usuários.
A hora agendada engloba: cerca de 15 min iniciais para inserção de amostras e ajuste do equipamento e 10 min finais para transferência das imagens e liberação do equipamento para o próximo usuário. As imagens são obtidas pelos próprios usuários. O apoio técnico da equipe do Comitê Gestor pode ser solicitado, devendo ser previamente combinado e será contínuo apenas em casos excepcionais.
Não é de responsabilidade do técnico realizar preparação de amostra, conhecer o método de análise e nem interpretar os resultados.
Importante: As amostras devem estar fixadas em stubs, e se for o caso, entregues para metalização/recobrimento com dois dias úteis de antecedência ao seu agendamento. Caso sua amostra possua tamanho maior que 1cm2 , entre em contato com o professor responsável pelo equipamento, com antecedência.
Redes Sociais