Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > CPA
Início do conteúdo da página

CPA

Escrito por Comunicação Social | Publicado: Segunda, 02 de Maio de 2016, 11h35 | Última atualização em Quarta, 14 de Junho de 2017, 12h26

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é o órgão responsável pela avaliação interna do Ensino Superior, um dos processos previstos pelo novo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela lei 10.861/04 nos diferentes campi do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). É composta por representantes eleitos dos vários segmentos das comunidades dos campi - docentes, discentes e administrativos -, que são responsáveis pela implementação da avaliação interna em cada campus e na instituição como um todo.

A avaliação interna tem como objetivos gerais contribuir para o aprimoramento e aperfeiçoamento da qualidade institucional e impulsionar mudanças no processo acadêmico de produção e disseminação do conhecimento, bem como promover a cultura de autoavaliação. Visa identificar as potencialidades e as deficiências dos cursos superiores e propor melhorias para solucionar os problemas detectados.

Entre os objetivos imediatos da avaliação implementada pela CPA está o de fornecer subsídios, segundo critérios preestabelecidos, para a autorização e reconhecimento de cursos e para o credenciamento e recredenciamento de instituições.

O Projeto de Avaliação Interna proposto pela CPA do IFSul contempla as especificidades institucionais, desde as etapas de coleta e sistematização de informações até as de análises e propostas de políticas para suprir os pontos fracos que sejam identificados. Considera-se que, enquanto instituição pública, o instituto federal deve ser exemplar e buscar a excelência nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como na gestão dos recursos públicos investidos.

A relevância da avaliação interna fica estabelecida como qualificadora dos processos de Ensino Superior e da importância destes para o projeto da nação. Este é o grande desafio da CPA ao conduzir a avaliação interna do Ensino Superior nos diferentes campi do IFSul.

 

Membros CPA - Representantes do Câmpus Sapucaia

Servidores Titulares:

  • Álvaro Hugo Eder  (Presidente)
  • Diego Feldmann Borba
  • Mônica Xavier Py
  • Vicente Teixeira Batista

Servidores Suplentes:

  • Lucimeri Petry Homrich
  • Patrícia Pinto Wolffenbüttel

Discente Titular:

  • Pablo Diniz de Melo

Colaborador Titular:

  • Toni Di Maggio Testoni

Colaborador Suplente:

  • Marineiva Teresinha de Melo Manganelli

Contato:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Links Comissão Própria de Avaliação

Lei N°10.861, de 14 de abril de 2004 - Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes - Inep)

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página