Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Confira orientações para prevenção ao contágio pelo coronavírus
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Confira orientações para prevenção ao contágio pelo coronavírus

Estudantes e servidores devem estar atentos aos procedimentos para evitar contágio

  • Publicado: Quinta, 12 de Março de 2020, 14h00
  • Última atualização em Quinta, 12 de Março de 2020, 14h16

Os primeiros casos de Covid-19 (Coronavírus) chegaram ao Brasil, e o médico do Câmpus Sapucaia do Sul, Cyro Castro Junior, divulgou uma nota com as principais orientações para prevenção da doença. "Temos que nos ater à prevenção, pois os estudos são recentes, estar atento aos cuidados de higiene é essencial”, alerta ele, que também recomenda aos estudantes e servidores que façam o download  do aplicativo Coronavírus-SUS. “É um bom mecanismo para ajudar na prevenção,  auto explicativo e muito útil”.

Confira aqui o vídeo, no qual o médico Cyro Castro Junior traz as orientações.

Confira a seguir nota:

A maior parte dos pacientes apresenta evolução benigna e não necessita de atendimento em ambiente hospitalar. Além do novo coronavírus, as orientações são importantes para prevenir outras doenças de transmissão respiratória, como a gripe (influenza), o sarampo e a meningite bacteriana;

As escolas possuem ambientes fechados, com grande número de pessoas e com realização frequente de atividades coletivas, por isso torna-se necessária a atenção para a higiene das mãos e a etiqueta respiratória, que é o conjunto de atitudes que devem ser tomadas ao tossir ou espirrar;

A doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19) apresenta sintomas semelhantes às demais gripes: febre acompanhada de desconforto respiratório (tosse, coriza ou dificuldade de respirar). 

A transmissão acontece pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo (toque ou aperto de mão) e contato com objetos ou superfícies contaminadas seguido de contato com a boca, nariz ou olhos. Por isso, hábitos de higiene são as principais formas de prevenção:

- Higienizar as mãos com água e sabão antes das refeições, após tossir, espirrar ou usar o banheiro. O álcool gel pode ser um complemento à higienização. 

- Evitar tocar em olhos, nariz ou boca após tossir ou espirrar ou após contato com superfícies.

- Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

- Ao tossir ou espirrar, proteger boca e nariz com a parte interna do cotovelo ou com lenços (preferencialmente descartáveis), para evitar a disseminação de gotículas das secreções no ambiente.

- O uso de máscaras por pessoas sem sintomas não representa uma medida de prevenção quando adotada de forma isolada. A lavagem de mãos e a etiqueta respiratória se constituem em medidas de maior efetividade. 

- Pessoas que apresentem febre e sintomas respiratórios (como tosse e coriza) devem procurar atendimento em serviço de saúde e, conforme recomendação médica, manter afastamento das atividades. 

O Ministério da Saúde lançou o app Coronavírus-SUS com informativos de diversos tópicos como os sintomas, prevenção, rede de atendimento e o que fazer em caso de suspeita e infecção.

A Secretaria da Saúde RS conta com o serviço do Disque Vigilância, através do telefone 150. Mais informações também estão disponíveis no site saude.rs.gov.br/coronavirus.

 Fonte: Secretaria de Saúde RS e Ministério da Saúde – Governo Federal.

registrado em:
Fim do conteúdo da página