Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Abertas inscrições para 3º Sedinetec

Abertas inscrições para 3º Sedinetec

Programação terá entre os palestrantes nomes como o cineasta carioca Daniel Gonçalves

• Publicado: Terça, 10 de Março de 2020, 13h15
  • Última atualização em Terça, 10 de Março de 2020, 13h18

Lançado no ano passado, o primeiro longa-metragem do cineasta carioca Daniel Gonçalves, “Meu nome é Daniel”, já foi exibido e premiado em diversos festivais de cinema, no Brasil e no exterior, ganhando inclusive o Melhor Documentário no Festival Internacional de Cine de Cartagena de Índias - prêmio que o qualificou a concorrer ao Oscar 2020 na categoria. Na produção, o cineasta narra sua experiência pessoal com a deficiência física - ele nasceu com um tipo raro de distonia muscular. Daniel estará em Sapucaia durante o 3º Seminário de Educação Inclusiva no Ensino Médio e Técnico do IFSul (Sedinetec), quando ministrará no auditório do IFSul a palestra “Precisamos contar nossas próprias histórias”.

Aos 35 anos, o carioca já tem muita história para contar. Formado em jornalismo pela PUC-Rio e pós-graduado em cinema documentário pela Fundação Getúlio Vargas, dirigiu os documentários Luz Guia; Como Seria?; e Pela Estrada Afora, este para o programa Sala de Notícias, do Canal Futura. Em “Meu nome é Daniel”, usa os vídeos familiares para relembrar a infância, ao mesmo tempo em que busca entender sua condição. Daniel não gosta de ser tratado como coitadinho, mas detesta ainda mais quando dizem que é um exemplo de superação. “A deficiência não me define, ela é só mais uma de minhas características”, disse em sua palestra no TED Talks (confira AQUI).

O Sedinetec será realizado dias 28 e 29 de maio, no auditório do Câmpus Sapucaia do IFSul. Por meio de palestras, mesas-redonda e apresentações de trabalhos orais e pôsteres, o Seminário promove a discussão sobre educação inclusiva. Nesta terceira edição a programação é voltada a dar visibilidade às histórias sobre a educação inclusiva que estão sendo escritas a partir do acesso de estudantes com deficiências nas instituições de ensino médio e técnico, refletindo sobre os desafios e conquistas deste cenário.

As inscrições tanto para ouvinte quanto para apresentação de trabalhos são gratuitas e já estão abertas, no site. A participação é aberta a servidores, estudantes e comunidade externa.

Programação do Sedinetec

28/05 - Quinta-feira

13h30min: Show cultural de abertura

14h: Mesa Redonda: Histórias de educação inclusiva nos Institutos Federais.

16h: Apresentação dos pôsteres

17h: Sessão coordenada I – Apresentações orais

19h: Apresentação musical

19h30: Palestra: Como incluir o aluno que desafia a escola?

•Dalmir Pacheco de Souza (Doutor em Educação, Docente do Instituto Federal do Amazonas, Coordenador Geral do Programa Arumã)

29/05 - Sexta-feira

9h:     Mesa Redonda: Histórias não são comuns

•Mariana Baierle (Jornalista – Blog Três Gotinhas – UFRGS)

•Lelei Teixeira (Jornalista – Blog Isso não é comum)

•Rosani Zachow (IFSUL – Campus Sapiranga)

•Fran Brandão (Estudante de Psicologia)

13h30min: Palestra: Precisamos contar nossas próprias histórias.

•Daniel Gonçalves (cineasta do Rio de Janeiro, documentarista do filme “Meu nome é Daniel")

16h15min: Sessão coordenada II - Apresentações orais

18h: Encerramento do evento