Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto do curso de Plásticos é premiado na Mostratec

Projeto do curso de Plásticos é premiado na Mostratec

Estudantes conquistaram o terceiro lugar na categoria Engenharia Mecânica

• Publicado: Quarta, 30 de Outubro de 2019, 15h59
  • Última atualização em Quarta, 30 de Outubro de 2019, 16h04

Com um projeto sobre a produção, aplicação e avaliação do desempenho de piso tátil, os estudantes do Técnico em Plásticos Guilherme da Cunha, Juliana Ghisleni e Júlia Chiamulera conquistaram o terceiro lugar na área de Engenharia Mecânica da Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia. A 34ª edição da Mostratec foi realizada entre os dias 22 e 24 de outubro, na Fundação Liberato, em São Leopoldo.

Como prêmio o projeto foi credenciado para a Mostra de Ciência e Cultura (Mocicult), que será realizada em setembro do próximo ano, no Rio Grande do Norte. Os estudantes comemoram o reconhecimento ao trabalho. "A experiência como um todo na participação da Mostratec 2019 nos agregou muito conhecimento compartilhado por profissionais da área que contribuirão com nosso futuro profissional”, comenta Juliana.

O orientador do projeto, professor Carlos Wurzel, atribui o resultado à dedicação dos alunos, e comemora a possibilidade de reaproveitamento de materiais aberta pela pesquisa. "Vamos estudar a viabilidade de reciclamos nosso material polimérico e transformar em algo útil”, diz.

A coorientadora, professora Vanessa Pires frisa que o trabalho alia os conhecimentos técnicos do curso de plástico a uma demanda social de inclusão de pessoas com deficiência. "Embora existam leis sobre a acessibilidade arquitetônica, ela é muito cara ainda e o projeto possibilita que o piso tátil pra pessoas com deficiência visual seja feito a um custo baixo, em nosso próprio câmpus, com a possibilidade de uso de materiais recicláveis”, explica. "Então o plástico, que costuma ser visto como um vilão, acaba tendo uma utilidade inclusiva”, conclui.