Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes participam de evento sobre games no RJ

Estudantes participam de evento sobre games no RJ

Alunas apresentam artigo em evento na área de Jogos e Entretenimento Digital

• Publicado: Quinta, 31 de Outubro de 2019, 14h38
  • Última atualização em Sexta, 01 de Novembro de 2019, 08h23

As estudantes da turma 4M do curso Técnico em Eventos, Bruna da Veiga de Souza e Laura Roncaglio Rost participaram do SBGames, o maior evento acadêmico da América Latina na área de Jogos e Entretenimento Digital. As discentes tiveram a oportunidade de apresentar o artigo “Front Line: Machismo nos campos de justiça do League of Legends”, um recorte de seu trabalho de conclusão de curso. O artigo obteve o 1° lugar na trilha de Cultura, categoria que abrange pesquisas que exploram os jogos como produtos culturais, suas significações, inserção e circulação na sociedade.

O evento foi organizado pela Sociedade Brasileira de Computação e ocorreu entre os dias 28 e 31 de outubro, no centro de convenções e eventos Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro-RJ. Esta foi a 14° edição do SBGames, que costuma receber anualmente cerca de 100 mil participantes, reunindo pesquisadores, estudantes e empresários, sendo voltado a pesquisas ligadas à graduação e à pós-graduação.

A professora Verônica Pasqualin Machado ressalta o fato "de elas, alunas do Técnico em Eventos, estarem lado a lado em uma sessão coordenada com essas pessoas pesquisadoras da graduação e pós-graduação demonstra a alta qualidade de pesquisa que é feita no IFSul”. Segundo Laura e Bruna esse tipo de evento é importante para a formação acadêmica, pois possibilita um melhor desenvolvimento do trabalho a partir das críticas apontadas, além de abrir portas para oportunidades futuras.

O artigo apresentado pelas estudantes lança luz sobre o machismo manifestado por jogadores no popular jogo online League of Legends, mas conhecido como LoL, e consequentemente, sobre a violência de gênero experenciada pelas jogadora do mesmo.