Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Aluna do Câmpus será segundo estudante do IFSul a obter dupla diplomação

Aluna do Câmpus será segundo estudante do IFSul a obter dupla diplomação

Amanda Bernar receberá seu diploma francês em outubro

• Publicado: Quarta, 24 de Julho de 2019, 08h21
  • Última atualização em Quarta, 24 de Julho de 2019, 13h24

A estudante de Engenharia Mecânica Amanda Bernar está prestes a obter sua diplomação pela instituição francesa Sigma Clermont. Amanda será a segunda aluna do IFSul a obter dupla diplomação - Harrison Aguirre graduou-se em novembro de 2018 na mesma instituição francesa. Ela receberá seu diploma francês em outubro e, depois disso, retornará ao Brasil para concluir seus estudos no Câmpus Sapucaia.

Sobre a dupla diplomação Amanda afirma que tanto no Brasil quanto na França, um duplo diploma é muito reconhecido. "Já tive a oportunidade de receber convites para trabalhar em empresas francesas por conta da minha diversidade cultural e pelo meu ensino de qualidade diferenciado”, comenta.

Amanda teve a oportunidade de estudar na França por meio do programa Capes-Brafitec, que promove o intercâmbio de estudantes em todas as especialidades da engenharia. A jovem afirma que o governo federal, junto com a Capes, são responsáveis por um programa que possibilita a muitos jovens que não teriam condições próprias, de terem um ensino de qualidade incomparável. Segundo Amanda o princípio do Brafitec é formar engenheiros capazes de questionarem e de aportarem novas soluções: “São essas pessoas que podem mudar o Brasil, sem violência, mas com inteligência”.

A futura engenheira relata que estudar no exterior não é só uma experiência de aprendizagem técnica, mas uma aprendizagem pessoal diária. “Viver no exterior é conhecer novas pessoas e começar e perceber o mundo de formas diferentes. A minha experiência pessoal até aqui tem sido fantástica”, diz ela, que acredita que seu principal aprendizado foi cultural. “Na França e em todos os países que eu visitei, eu tentei entender um pouquinho de cada cultura. Isso me possibilita analisar criticamente o cenário atual brasileiro, levando em conta as nossas dificuldades, diferenças e limites”, comenta.