Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudante de Sapucaia participa de intercâmbio no Chile

Estudante de Sapucaia participa de intercâmbio no Chile

A aluna da Engenharia foi selecionada junto com estudantes de todo o mundo para projeto voltado a promover a melhoria da qualidade de vida dos idosos

• Publicado: Terça, 03 de Julho de 2018, 13h04
  • Última atualização em Terça, 03 de Julho de 2018, 13h29

Uma experiência engrandecedora. É assim que a estudante do Câmpus Sapucaia do IFSul, Natália Martins, descreve as dez semanas que passou no Chile, entre abril e junho deste ano, participando do projeto Práticas e Habilidades Interpessoais para uma Rede Voltada à Inovação na América Latina (Lapassion, na sigla em inglês). Estudante do quinto semestre de Engenharia Mecânica, Natalia conquistou a vaga junto com a aluna do curso de Design do Câmpus Pelotas, Jaqueline Jardim.

As alunas do IFSul e os demais participantes - estudantes de diversos cursos de graduação, de todas as partes do mundo - receberam o desafio de desenvolver tecnologias capazes de otimizar a longevidade e melhorar a qualidade de vida das populações em processo de envelhecimento. Os jovens foram divididos em seis grupos e cada um trabalhou em uma linha distinta, mas todos voltados a este mesmo enfoque.

O grupo de Natália, depois de realizar entrevistas e pesquisas de campo, optou por desenvolver um livro interativo capaz de ajudar os idosos a familiarizarem-se com as tecnologias digitais. ”Nas pesquisas percebemos o isolamento de muitos em função de não estarem adaptados a estas novas tecnologias”, conta. O livro interativo ensina os idosos a fazer downloads e mexer com aplicativos, enviar fotos e interagir com outros usuários.

Natália conta que, além da oportunidade de participar de workshops para desenvolver habilidades específicas como programação de impressora 3D ou uso do Illustrator, o período em Santiago do Chile foi engrandecedor sob diversos aspectos. ”Aprendi a lidar melhor com as diferenças, porque as diferenças eram muitas, a trabalhar em grupo, a planejar. Também melhorei minha fluência no inglês e no espanhol e fiz amigos, agora conheço pessoas ao redor do mundo inteiro”, diz.

O Lapassion

O projeto Lapassion consiste em ações e práticas latino-americanas e habilidades interpessoais em uma rede orientada para a inovação do programa Eramus+, da União Europeia e da Iniciativa de Fortalecimento e Capacitação para Instituições de Ensino Superior, objetivo de parceria de diversas instituições brasileiras e de outros países, entre elas o IFSul.