Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Ponte de espaguete bate recorde ao suportar 357 quilos

Ponte de espaguete bate recorde ao suportar 357 quilos

A competição entre alunos da Engenharia Mecânica foi realizada na noite de quarta-feira

• Publicado: Quinta, 22 de Junho de 2017, 16h19
  • Última atualização em Quinta, 22 de Junho de 2017, 16h26

Alunos da Engenharia Mecânica quebraram o recorde da Competição de Pontes de Espaguete do Câmpus Sapucaia: uma estrutura construída exclusivamente com macarrão e cola resistiu, na noite desta quarta-feira (21), a carga de 357 quilos – contra os 243 quilos da recordista anterior, vencedora da competição em 2016. Os estudantes Caroline Caprioli, Maiquel Lamb, Viviane Abreu e Evandro Bourscheid foram os responsáveis pela edificação da Ponte Perestroika, que competiu com outras três estruturas.

A Competição de Pontes de Espaguete é desenvolvida na disciplina de Mecânica dos Sólidos II, ministrada a alunos do quinto semestre pelo professor Tomaz Fantin de Souza. Ele credita o recorde ao aperfeiçoamento pelos alunos dos métodos de cálculo e de simulação, e ilustra comentando que, antes da competição, a equipe vencedora fez uma simulação no computador. “Esta simulação indicou que ela aguentaria exatamente o que ela realmente suportou na prática”.

A segunda colocada desta edição, construída pelos alunos Daiane Machado, Elenei da Silva e Lucas Ferreira, também quebrou os recordes anteriores, suportando 344 quilos. Estes estudantes foram responsáveis ainda por trazer um aprimoramento à competição: na disciplina de Projeto Integrador II, ministrada pelo professor Pedro Hernandez, construíram um simulador de tração para pontes de Espaguete, estrutura capaz de fazer uma simulação de carga através da tração, que é lida por uma célula de carga.