Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunos da EJA lançam livro com narrativas pessoais

Alunos da EJA lançam livro com narrativas pessoais

Próxima edição do Histórias que Merecem ser Contadas será autografada pelos autores na noite de segunda-feira

• Publicado: Sexta, 23 de Junho de 2017, 13h17
  • Última atualização em Segunda, 26 de Junho de 2017, 11h10

Desde 2013, ao chegarem ao quarto semestre do curso Técnico em Administração do Câmpus Sapucaia, os alunos são convidados a redigir um texto, contando um momento marcante de sua vida. A reunião destas narrativas transforma-se no livro Histórias que Merecem ser Contadas, que terá sua oitava edição lançada na segunda-feira (26), a partir das 20h, no auditório, em uma noite de autógrafos aberta à comunidade e a familiares e amigos dos autores.

O projeto nasceu assim que a professora Suzana Trevisan começou a dar aulas na Educação de Jovens (EJA), não apenas como um instrumento para o desenvolvimento gramatical dos alunos, mas também com o intuito de cumprir o papel social de dar voz a estudantes que não puderam concluir sua formação acadêmica no tempo regular. “A possibilidade de valorizar o conhecimento trazido por essas pessoas e dar espaço a sua expressão em um ambiente como o Instituto Federal ratifica o compromisso legal do Estado brasileiro de reduzir as desigualdades sociais e regionais”, afirma.

Neste semestre a professora Débora Taís de Abreu, que assumiu a disciplina de Língua Portuguesa IV durante a licença maternidade de Suzana, garantiu que o projeto não fosse interrompido. “É uma oportunidade de aprimorar a competência textual dos alunos e de incentivar o gosto pela leitura e pela produção escrita. Além disso, com este trabalho, buscamos valorizar as experiências de vida dos alunos e aproximar as famílias e a escola, incentivando também a comunidade externa à leitura. Estando à frente do projeto neste semestre, pude conhecer melhor meus alunos e suas trajetórias, o que me aproximou deles e qualificou minha prática docente”, pondera Débora.

Esta oitava edição reúne 27 textos. São histórias emocionantes, de superação, alegres, dramáticas ou acontecimentos aparentemente simples, mas que de alguma forma foram marcantes para seus narradores. Os autores revelam momentos como que vão da felicidade da adoção ao drama da perda de um filho, passando pela conquista do primeiro emprego, o momento de retomar os estudos ou o encontro de um grande amor.

Para o coordenador do curso Técnico em Administração, Guilherme Reichwald Jr., o projeto Histórias contribui para que o Instituto Federal cumpra seu papel “de levar mulheres e homens que foram excluídas e excluídos do sistema regular de ensino a conhecer literatura, novas reflexões e ações, e realidades tradicionalmente não includentes no nosso país, como a de escrever e editar livros”.