Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Aluno do Câmpus dá exemplo de solidariedade

Aluno do Câmpus dá exemplo de solidariedade

Membro do Esquadrão da Alegria, Fernando leva momentos de conforto aos pacientes de hospitais da região metropolitana

• Publicado: Quinta, 25 de Mai de 2017, 12h39
  • Última atualização em Quinta, 25 de Mai de 2017, 21h21

Em meio às diversas atribuições do curso Tecnólogo em Fabricação Mecânica do Câmpus Sapucaia do Sul, o estudante Fernando Silveira de Aguiar, de 30 anos, encontra tempo para uma importante atividade extraclasse: periodicamente veste sua fantasia de besteirologista, com direito a pintura no rosto e nariz de palhaço, e leva momentos de descontração aos pacientes de hospitais da capital e região metropolitana. A atividade faz parte de seu trabalho voluntário no Esquadrão da Alegria, grupo inspirado na ONG Doutores da Alegria.

Desde 2007 o Esquadrão visita hospitais com seus “besteirologistas”, voluntários satirizados de médicos, que pretendem curar o mau humor de pacientes, acompanhantes e profissionais. O grupo, criado pelo empresário de Santa Maria Luciano Mai, se expandiu para a capital e região metropolitana e conta hoje com aproximadamente 50 integrantes. Em Porto Alegre são visitados com regularidade os hospitais Ernesto Dorneles, Instituto de Cardiologia, Beneficência Portuguesa e Santa Clara, além do hospital Mãe de Deus Ulbra, em Canoas. O trabalho é totalmente voluntário, buscando apoio apenas para a realização dos encontros com o grupo de Santa Maria.

Fernando conta que ingressou no projeto em 2016, movido pela vontade de transformar o ambiente hospitalar em um lugar um pouco mais leve e afastar as preocupações com momentos de descontração. “Realização é ver o brilho nos olhos de alguém e saber que seu trabalho foi feito”, diz.

Ele comenta que qualquer um com interesse pode fazer seleção para integrar a equipe. Os processos seletivos são divulgados na fanpage do grupo: www.facebook.com/oesquadraodaalegria. Todos os  candidatos são avaliados quanto à sua disponibilidade de tempo, análise psicológica e desinibição, além de ainda participarem de treinamentos até se tornarem doutores besteirologistas.