Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Egressos são premiados na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia da USP

Egressos são premiados na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia da USP

A plataforma de auxílio a imigrantes e refugiados foi eleita o melhor projeto na categoria Inovação Social

• Publicado: Segunda, 27 de Março de 2017, 11h54
  • Última atualização em Segunda, 27 de Março de 2017, 12h09

A ideia de desenvolver uma plataforma virtual capaz de auxiliar imigrantes e refugiados a integrarem-se à sociedade brasileira acaba de render reconhecimento nacional a dois ex-alunos do curso Técnico em Informática do Câmpus Sapucaia do IFSul. Alana Stankiewicz e Renan Vaz ganharam o título de melhor projeto na categoria Inovação Social na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). A cerimônia de premiação foi realizada na última sexta-feira (24), em São Paulo.

Os jovens desenvolveram a plataforma para auxílio e integração de migrantes e refugiados na sociedade brasileira (Comigre) durante o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com o intuito de minimizar as inúmeras dificuldades enfrentadas por esta população. Trata-se de uma plataforma colaborativa: o usuário pode acessar pelo computador ou celular, e verificar informações que irá auxiliá-lo na busca de moradia, emprego, documentação, cursos de idiomas, encontros com os grupos, entre outros aspectos. Do outro lado, pessoas físicas e jurídicas cadastram informações como vagas de emprego, cursos profissionalizantes, locais que disponibilizam aulas de português e vagas de moradia.

Segundo Alana, mais que o desenvolvimento da tecnologia, a plataforma envolveu uma ampla pesquisa, com trabalho de campo e entrevistas. “Primeiro mapeamos as dificuldades que eles enfrentam e depois aplicamos questionários, para identificar suas reais necessidades”. O orientador do projeto, professor Guilherme Reichwald Jr., que acompanhou os jovens durante os dias de exposição e avaliação do trabalho na Febrace, conta que a ideia chamou a atenção dos avaliadores e do público da Feira. “Percebemos uma grande receptividade e curiosidade. Os avaliadores deram destaque a esta simbiose entre ciências humanas e da computação”, revela Guilherme.

Esta não foi a primeira vez que a Comigre ganhou notoriedade: o trabalhou já havia sido apresentado no Salão Jovem da UFRGS e premiado com o 1º lugar na categoria Ciência da Computação na Mostra Brasileira e Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec).