Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Sapucaia do IFSul recebeu estagiário francês

Câmpus Sapucaia do IFSul recebeu estagiário francês

Estudante veio ao Brasil através do Programa Capes Brafitec

• Publicado: Quarta, 15 de Março de 2017, 13h55
  • Última atualização em Quarta, 15 de Março de 2017, 14h04

Entre setembro de 2016 e janeiro deste ano o Câmpus Sapucaia do IFSul contou com a presença de um estudante francês entre seus estagiários: o aluno de engenharia mecânica Maxime Charropin fez algumas cadeiras por aqui, e participou de um estágio de pesquisa com o professor Vinicius Martins sobre Metalurgia do Pó. Maxime veio para o IFSul através do Programa Brasil France Ingénieur Technologie (Brafitec).

O francês revela que ficou sabendo do programa durante uma palestra do coordenador do Brafitec no IFSul, professor Pedro Hernandez Júnior. “Estava na minha universidade quando vi uma palestra do professor Pedro sobre o Brafitec. Acabei me interessando, ainda mais por ser um país com língua portuguesa”. Com apenas 23 anos Maxime já viajou para Inglaterra, Alemanha e mais recentemente ao México, todas viagens para estágio. Nas horas vagas, fez aulas de música em Porto Alegre, cidade onde residiu no período em que estagiou no Instituto.

O Brafitec é um programa de intercâmbio entre alunos de engenharia, exclusivamente em nível de graduação. Estudantes brasileiros podem cursar de um a no máximo dois anos de sua graduação na França e estudantes franceses podem estudar no Brasil pelo mesmo período. Assim, o Brafitec estimula a aproximação das estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos.

Para se inscrever no processo seletivo, os interessados devem obrigatoriamente ter nota de no mínimo 600 pontos no Enem em exames realizados a partir de 2009, ter cursado no mínimo 50% e no máximo 80% do currículo previsto para seu curso e ter nível de proficiência em língua francesa B1 (definido pelo quadro europeu comum de referência para línguas) certificado pela Aliança Francesa (teste de nivelamento ou certificado de nível) ou pelo Centro de Línguas da própria IES brasileira do estudante.

O professor Pedro comenta que o programa foi renovado por mais um ano e que um novo edital será publicado até o final deste mês de março, com no mínimo três novas vagas para alunos do IFSul. “É uma grande possibilidade de crescimento pessoal e técnico. Além de conhecer outras culturas e avançar no aprendizado da Engenharia, essa vivência acaba promovendo um crescimento pessoal muito importante na vida dos alunos”, avalia.

A estudante do Câmpus Sapucaia, Amanda Leitão, que retornou da França no ano passado após participar do Brafitec, comentou que a experiência de um intercâmbio fora do país foi muito desafiadora. “Eu gostei muito, mas também tive muitos momentos difíceis. A dificuldade inicial com a língua, cultura, método, as aulas... O intercâmbio me fez mudar o jeito de encarar a vida, as pessoas e meu futuro profissional. Eu achei demais!”.

Quatro alunos do IFSul estão atualmente na França pelo Brafitec: Kauã Minho Antunez, da engenharia elétrica do Câmpus Pelotas e Veridiana Löh Schwanck da engenharia mecânica do Câmpus Sapucaia na Ecoledes Mines d’Alès em Alès e  Harrison da Rosa Aguirre e Raquel Rosa de Souza da engenharia mecânica do Câmpus Sapucaia no SIGMA-Clermont (ex-Institute Français de Mécanique Avancée) em Clermont Ferrand. Com o intuito de obter a dupla diplomação (brasileira e francesa) no SIGMA-Clermont, Harrison permanecerá por mais um ano na França, voltando apenas em 2018 ao Brasil.