Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Nota de esclarecimento sobre a ocupação no Câmpus Sapucaia do Sul

Nota de esclarecimento sobre a ocupação no Câmpus Sapucaia do Sul

• Publicado: Sábado, 29 de Outubro de 2016, 18h12
  • Última atualização em Sábado, 29 de Outubro de 2016, 18h13

Na quarta-feira à noite, 26/10/2016, um grupo de estudantes dos cursos técnicos integrados do campus iniciou um processo de ocupação, o que significou a interrupção das atividades normais do campus na quinta-feira, 27/10/2016. Por acordo dos ocupantes com a direção do campus e em respeito a decisão dos estudantes dos cursos superiores, alguns serviços funcionaram parcialmente neste dia.

A gestão do IFSul, por meio de sua Reitoria, bem como da Direção do Campus reconhecem o pleito e esclarece que já vem adotando uma postura de diálogo e proximidade com a organização desse movimento. Tal conduta reafirma o comprometimento do instituto em zelar pela segurança e bem-estar de seus estudantes, bem como pelo bom uso do espaço público da instituição, sempre primando para que as ações ocorram de maneira pacífica e organizada.

Assim como já vem ocorrendo, o IFSul seguirá em negociação com os estudantes na tentativa de liberar o acesso de servidores e demais alunos aos locais ocupados. Para isso, além de ouvir os anseios de toda a comunidade envolvida (servidores, alunos e familiares pró e contra a ocupação), o instituto segue em conversa com os membros da ocupação a fim de reduzir os impactos pedagógicos e administrativos da ação.¬
A iniciativa de ocupação discente nesses campus segue um movimento que se dá em escala nacional em outras instituições públicas de ensino em protesto contra a Proposta de Emenda Constitucional 241 (agora PEC 55 no Senado Federal) e a Medida Provisória 746. A mobilização, organizada pelos próprios alunos, vai contra o pacote de medidas anunciadas.

Como medidas concretas, no caminho do diálogo, mas buscando uma solução a situação, a Direção do campus oficiou a entidade representativa dos estudantes e que lidera a ocupação, o Grêmio Estudantil, para que seja iniciado as negociações para desocupação do campus, bem como um conjunto de outras medidas pontuais de acesso e uso do espaço. Os encaminhamentos vão sempre no caminho do respeito mútuo. Outra medida adotada foi informar a Reitoria do IFSUL sobre a situação, buscando orientações sobre demais procedimentos a adotar.

Tão logo tenhamos uma posição do Grêmio Estudantil relacionado as aulas dos cursos integrados na próxima segunda-feira, iremos comunicar a comunidade. Por hora reforçamos o pedido de compreensão e busca ao diálogo e respeito mútuo de todas as partes envolvidas.
Informamos também que qualquer posição oficial da direção do campus será dada apenas pelos canais formais de comunicação do IFSUL, a saber, o site oficial, o perfil em rede sociais oficiais e os e-mails institucionais, como de praxe.

Atenciosamente,
Fabio Roberto Moraes Lemes