Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Nota à comunidade acadêmica

Nota à comunidade acadêmica

• Publicado: Quarta, 26 de Outubro de 2016, 16h55
  • Última atualização em Quarta, 26 de Outubro de 2016, 18h07

Ocorreu nesta quarta-feira, 25 de outubro, uma reunião da Direção do Câmpus, Chefias de Departamentos e Coordenadores dos cursos presentes, com a representação do Grêmio Estudantil, para verificar quais rumos tiveram as discussões que os alunos desta representação deliberaram em sua assembleia, realizada dia 24 de outubro. Naquele momento, a equipe diretiva foi informada pelos representantes dos alunos dos cursos técnicos, que a maioria dos presentes decidiu aderir à mobilização nacional de estudantes contrários a PEC 241 e outras legislações, que estão sendo discutidas no país, sendo esta a posição oficial do Grêmio Estudantil.

A Direção do Câmpus, em contrapartida, informou aos representantes do Grêmio Estudantil que, no momento existem diversas atividades administrativas, relacionadas à renovação de contratos, execução orçamentária e de manutenção do campus, as quais possuem prazos legais para a sua execução e não possibilitam adiamentos. Do mesmo modo, foi dado ciência aos representantes, que estão ocorrendo diversas ações de ensino, pesquisa e extensão no campus, as quais precisarão de uma posição dos estudantes em relação a seu funcionamento e continuidade. Nesse sentido, foram apresentados diversos aspectos fundamentais sobre estes assuntos, os quais a representação do Grêmio Estudantil solicitou maior tempo para análise e manifestação de posicionamentos pertinentes a cada assunto, posteriormente.

Por outro lado, no dia 25 de outubro, à noite, ocorreu à assembleia dos alunos da Engenharia Mecânica, os quais decidiram por manter as aulas nas suas turmas, postando-se contrários a uma possibilidade de ocupação do Câmpus e de suspensão das aulas. Deste modo, as representações acadêmicas e estudantis combinaram que as ações do Grêmio Estudantil não iriam interferir na regularidade das aulas do Curso de Engenharia Mecânica.
Atendendo a orientações do Conselho Diretor do IFSUL, foi comunicado aos alunos que qualquer ação a ser realizada deve primar, primeiramente, pelo respeito às pessoas e ao patrimônio público, bem como, que a presença de estudantes no campus fora de horários letivos requer autorizações de seus responsáveis legais.

Deste modo, ficou estabelecido o compromisso com o diálogo frente a qualquer mobilização que ocorra nas dependências do campus e com a busca de respeito entre todas as partes envolvidas. Por este motivo, desde já, reforçamos aos demais membros da comunidade acadêmica o nosso pedido para que, em qualquer situação, preservem o respeito mútuo e os espaços de diálogo.

Caso ocorram impedimentos ao desenvolvimento regular das atividades acadêmicas e que interfiram no calendário acadêmico, orientações de trabalhos, projetos de ensino, pesquisa e extensão, estas situações serão discutidas com a comunidade para buscar as formas de melhor atendimento das mesmas.
Cumpre informar ainda que, neste momento, as atividades acadêmicas estão interrompidas parcial ou totalmente em cerca de mil instituições de ensino no país, sendo cinco delas em campus do IFSul-rio-grandense, inclusive na Reitoria, onde buscamos orientações pertinentes.

Portanto, esclarecemos que esta situação não é uma questão local, mas sim de relevância nacional e nós, em respeito às pessoas e as suas opiniões, estamos fazendo todos os esforços para que nossa comunidade esteja unida nas questões que venham a favorecer uma educação pública, gratuita e de qualidade, em especial, para Rede Federal de Educação técnica e tecnológica da qual fazemos parte. Assim procedendo, buscamos conciliar a expectativa da comunidade escolar com as necessidades institucionais.

Na dinâmica deste cenário, a Direção do Câmpus busca trazer as informações existentes de fatos, para dar ciência da comunidade escolar, evitando-se comentários equivocados. Por este motivo, também estaremos realizando uma reunião informativa, hoje, no auditório, na sequência da reunião de formação do NEABI, prevista para iniciar às 17 horas.