Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Firmado acordo entre IFSul, UTU e Utec para a oferta de cursos superiores binacionais

Comitê gestor do assunto irá viabilizar os aspectos legais para a aprovação dos cursos

• Publicado: Quinta, 12 de Novembro de 2015, 10h46
  • Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 10h46

A oferta pioneira de cursos superiores binacionais no IFSul começa a ganhar forma. Por meio de um protocolo de intenções, assinado pelo instituto, pela Universidade Tecnológica (Utec) do Uruguai e pelo Conselho de Educação Técnico Profissional da Universidade do Trabalho do Uruguai (CETP-UTU), as três instituições comprometeram-se a conjugar esforços para viabilizar os aspectos legais da oferta dos primeiros cursos superiores binacionais a serem ofertados interinstitucionalmente na região fronteiriça de Santana do Livramento e Rivera: os cursos de mecatrônica e análise e desenvolvimento de sistemas. A assinatura do protocolo, que também definiu um comitê gestor para o assunto, aconteceu no dia 29 de outubro, no campus Santana do Livramento.

Já com a grade curricular em processo final de elaboração pelas equipes das três instituições, os cursos superiores são uma demanda da região. Com cursos técnicos binacionais nas áreas de eletroeletrônica e informática para a Internet, a viabilização dos tecnólogos na Utec e no campus Santana do Livramento vai ao encontro da proposta de verticalização do ensino na área. Após a assinatura do convênio, o próximo passo para a oferta do curso será o encaminhamento do projeto pedagógico, para avaliação, ao Ministério da Educação (MEC).

Com a implantação do curso de mecatrônica, a Utec, a UTU e o IFSul compartilhariam a estrutura física e os professores das três instituições. De acordo com o coordenador de Apoio a Programas Internacionais do IFSul, César Augusto Azevedo Nogueira, a ideia de utilizar os recursos materiais e humanos de forma compartilhada é uma maneira de otimizar o ensino, oferecendo aos alunos as melhores condições para a sua formação. “Se uma das instituições tiver um laboratório voltado para determinada disciplina, a outra poderá investir em um laboratório ligado a outra área”, exemplifica o gestor. Sediada em Montevidéu, a Utec ofereceria o curso no campus localizado em Rivera, que faz divisa com a cidade de Santana do Livramento. Já o curso de análise e desenvolvimento de sistemas será ofertado pelo campus Santana do Livramento.

Além dos encaminhamentos para a oferta do tecnólogo, o protocolo de intenções prevê a execução de atividades de ensino, pesquisa, extensão e cooperação tecnológica, priorizando, nesta primeira etapa do trabalho, o estudo conjunto e promoção de cursos técnicos, graduação e pós-graduação binacionais relacionados às demandas da região. O acordo também prevê a execução de programas e projetos de educação a distância e de aperfeiçoamento docente relacionado à educação tecnológica, cursos de capacitação destinados a trabalhadores de empresas públicas e privadas de ambos os países, bem como o impulso conjunto das atividades que envolvam as instituições de educação superior da região.

Primeiros passos

Em reunião no campus Santana do Livramento, em abril, representantes do Instituto, da Utec e da UTU discutiram a implementação dos cursos superiores binacionais a serem ofertados em parceria entre as três instituições. O encontro teve como objetivo instituir a comissão pedagógica que estudou a grade curricular dos cursos.