Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Solenidade marca oficialmente início dos JIFs

Solenidade marca oficialmente início dos JIFs

Reitor Marcelo Bender participou da cerimônia

• Publicado: Quinta, 12 de Novembro de 2015, 15h25
  • Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 16h06

Embora os as disputas esportivas dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) tenham começado cedo nessa quarta-feira (11), foi durante a noite que o evento foi aberto oficialmente. A solenidade, ocorrida no ginásio do Colégio Santo Agostinho, em Goiânia, contou com a presença de autoridades da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, incluindo o reitor do IFSul, Marcelo Bender, que falou como vice-presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif).

Em seu discurso, Bender destacou a luta dos reitores para viabilizar os jogos apesar das restrições orçamentárias deste ano e ressaltou que o incentivo ao esporte será sempre perseguido pelos institutos. “Vemos o esporte como fundamental na formação do homem como um ser global, desenvolvendo valores como parceria, mobilidade, liderança e comprometimento”, disse.

O ministro da Educação, Aloísio Mercadante, foi representado na abertura dos JIFs 2015 pelo secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Machado Feres, que conclamou os atletas a buscar a superação. Segundo disse, os jogos fazem parte da formação dos estudantes da Rede Federal.

“O esporte é uma forma de nos ajudar a construir valores, como respeito e solidariedade”, disse o reitor do IFG, Jerônimo Rodrigues da Silva, anfitrião dos jogos junto com o reitor do IFGoiano, Vicente Pereira de Almeida. Jerônimo convocou os atletas para fazer do JIF “uma grande jogada” e disse que todos os participantes, independentemente dos resultados, são vencedores, por terem participado das disputas.

A solenidade de abertura dos JIFs 2015 foi animada e embelezada com diversas apresentações artísticas. Destaque para os visitantes Duo Akrobatus, de São Paulo, e Grupo Akros de ginástica acrobática do Distrito Federal. De Goiás, o grupo de catira Os considerados e a Trupe de Teatro Veraneio.  A banda sinfônica Nilo Peçanha, formada por alunos e professores do campus Goiânia do IFG e regida pelo maestro Marshall Gaioso, apresentou diversas peças, acompanhando os desfiles dos atletas, e executou o Hino Nacional e o Hino das Escolas Técnicas. Os hinos foram cantados pela professora Rita de Cássia Mendonça, também do campus Goiânia.

Também saudaram os atletas e falaram da importância do JIF o coordenador-geral dos jogos, professor Alcyr Alves Viana Neto; o reitor do IFGoiano, Vicente Pereira de Almeida; e o professor Roberto Gil, representante da Comissão Organizadora dos Jogos da Rede Federal do Conif.  A solenidade contou ainda com a presença de autoridades do governo do Estado de Goiás e do município de Goiânia, além de reitores, pró-reitores e diretores de campus do IFG e de outros Institutos Federais.

Reunião Conif

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o CICan (Colleges and Institutes Canada) planejam novas ações que viabilizem o intercâmbio de conhecimentos. Parceiras desde 2010, as instituições anunciaram a renovação da cooperação nessa terça-feira (10), durante a 58ª Reunião Ordinária do Conif, que está sendo realizada em Goiânia (GO).

As iniciativas a serem promovidas foram apresentadas nessa terça-feira pelo vice-presidente do Conif, Marcelo Bender, e pela diretora de Parcerias do CICan, Marie-Josée Fortin. As ações incluem a ampliação da mobilidade de estudantes, servidores (docentes e técnico-administrativos) e gestores, a exploração conjunta da pesquisa aplicada, a busca por soluções inovadoras e a captação de recursos. A renovação da parceria será oficializada nos próximos dias, com a assinatura do Memorando de Entendimento pelo presidente do Conif, Belchior de Oliveira Rocha, e pela presidente do CICan, Denise Amyot. O período de vigência será de cinco anos.

Com informações da Diretoria de Comunicação Social da Reitoria IFG