Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul começa com pé direito nos Jogos dos Institutos Federais

IFSul começa com pé direito nos Jogos dos Institutos Federais

Etapa nacional dos JIFs teve início nesta quarta-feira em Goiânia

• Publicado: Quarta, 11 de Novembro de 2015, 17h44
  • Última atualização em Quarta, 11 de Novembro de 2015, 18h06

Após uma longa viagem, é natural que nosso corpo não continue com a mesma disposição, certo? Nem sempre. Mesmo depois de enfrentar 40 horas de viagem até Goiânia, onde tiveram início, nesta quarta-feira (11), os Jogos dos Institutos Federais (JIFs), os atletas do IFSul já estão fazendo bonito. Com quatro jogos já disputados na competição, que reúne 1200 alunos dos institutos federais de todo o Brasil, os estudantes não apenas colocaram em prática o que já vinham fazendo nos treinos, como também venceram as primeiras partidas. Nos JIFs, o IFSul está representado por 45 estudantes dos campi Bagé, Pelotas, Pelotas-Visconde da Graça e Venâncio Aires.

No handebol feminino e masculino, os resultados foram de 40 a 3 e de 20 a 13, respectivamente, para as equipes do instituto. No basquete, as meninas venceram de 44 a 9 a equipe adversária e os meninos ganharam de 44 a 18. Essas foram as primeiras disputas da competição, cuja final de cada modalidade está marcada para domingo. Os jogos, tanto no masculino quanto no feminino, foram entre as equipes que formam as duas chaves da competição.

Embora os resultados positivos motivem os estudantes, o professor de educação física do campus Pelotas, Thiago Borges, ressalta que apenas a possibilidade de participar de um campeonato como esse já entusiasma os atletas. “A etapa nacional dos JIFs é o ápice de toda a preparação dos alunos. Além da longa viagem até a cidade dos jogos, eles passam o ano inteiro, desde fevereiro, treinando com foco nessa competição e, mesmo assim, chegam aqui com um sorriso no rosto”, salienta o docente.

Também acompanham a comitiva do IFSul no evento, os professores Vinícius Costa, Márcio Peixoto e Jorge Otte, do campus Pelotas, e Kenji Suke, do campus Venâncio Aires.

Estrutura de ponta para os atletas

Os jogos nacionais dos institutos federais tiveram início na manhã de hoje, 11, no Clube Ferreira Pacheco e no Colégio Militar Hugo de Carvalho Ramos, em Goiânia. O dia começou cheio de atividades, com jogos de sete modalidades. Durante a noite, acontece a abertura oficial do evento, e, nesta quinta-feira, iniciam-se as disputas no atletismo.

Durante a competição, os participantes contam com diferentes serviços oferecido pela organização. Para garantir a segurança e saúde dos atletas no clube, há duas ambulâncias disponíveis para atendimento de primeiros socorros, inclusive com serviço de UTI móvel e equipamentos como desfibrilador. Uma ambulância com equipe completa também está disponível no Colégio Militar. Além dos equipamentos, é fornecido gelo para os atletas durante as competições.

A alimentação dos estudantes e da comissão organizadora também é ponto fundamental. O refeitório atende, a cada refeição, 900 pessoas ao mesmo tempo. São quatro ilhas montadas para atender todos prontamente e com um cardápio preparado pela comissão organizadora, que está atenta aos vegetarianos e aos alérgicos, com indicação específica de alimentos.

Os participantes das 33 delegações, entre estudantes, professores e servidores, estão distribuídos em sete hotéis na cidade, a maioria deles localizada no centro de Goiânia.

Com informações da Diretoria de Comunicação Social da Reitoria IFG

Assunto(s): jifs , goiânia , bagé , pelotas , cavg , venâncio aires