Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de pinturas e murais traz desejos e reflexões de estudantes às paredes do Câmpus Sapucaia

Iniciativa artística integra estudantes, renovando espaços no câmpus

• Escrito por Hernesto Brito
  • Publicado: Terça, 12 de Dezembro de 2023, 08h39
  • Última atualização em Terça, 16 de Janeiro de 2024, 10h38

Neste mês de dezembro foi concluído o projeto artístico de pinturas e murais nas paredes do Câmpus Sapucaia do Sul. O projeto coordenado pela professora de Arte, Carla Amaral, surgiu a partir da vontade das/dos estudantes em realizar mais atividades relacionadas à pintura.
A partir de sua pesquisa sobre o potencial da arte em modificar ambientes e observando o aspecto sóbrio de muitas paredes no Câmpus Sapucaia, a professora viu uma oportunidade de atender ao pedido: “O objetivo principal do projeto era minimizar um pouco essa característica dura dos espaços do  câmpus, esta característica meio hospitalar que as paredes têm, colocando ali temas que os alunos consideram interessantes”, explicou a docente.

Inicialmente, o projeto recebeu inscrições de 15 estudantes e o auxílio da bolsista voluntária Sabrina Klein, estudante do curso Técnico em Eventos. Antes de pôr a mão na massa, o grupo estudou alguns artistas, arte de rua, grafite e pintura mural e elencou temas de seu interesse para as pinturas. Também foi feito um levantamento sobre as paredes que poderiam ser utilizadas no projeto. Após aprovação da gestão do Câmpus foram escolhidas quatro paredes para o trabalho.

A professora Carla destacou que a iniciativa foi possível devido a este esforço conjunto entre o projeto, a gestão do Câmpus, o Departamento de Estrutura e Logística e a Coordenadoria de Compras, para disponibilização das paredes, aquisição das tintas e pintura prévia das paredes (que costumavam ser brancas com faixa verde).

O trabalho foi realizado há muitas mãos, sob orientação artística e técnica da professora Carla Amaral,  ao longo de um ano. A docente explicou que devido aos percursos naturais da vida acadêmica e responsabilidades dos estudantes, o tempo para execução das pinturas acabou se estendendo.  Isso  possibilitou a participação espontânea de estudantes de diversos cursos que não estavam inicialmente vinculados ao projeto, criando uma maior integração e trocas de experiências entre as/os estudantes.

As paredes escolhidas incluíram a parede do corredor para o auditório, a parede em frente à sala de eventos, a parede dos planetas no  corredor das salas de aula e a parede onde foi pintada a árvore da inclusão.

Segundo Amaral, além das referências e temas de interesse das/os estudantes, as paredes contém histórias, refletindo sonhos e anseios. “A parede roxa em frente à sala de eventos remete às angústias dos alunos em relação ao futuro e o papel da educação, a infância, a passagem pelo IF e o desafio de seguir adiante.”. Já a árvore da inclusão foi concebida a partir da visão do Câmpus Sapucaia do Sul como um lugar que estimula o acolhimento e a inclusão das diferenças e traz, pendurados em seus galhos, símbolos representativos da diversidade social.