Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Extensão: projetos desenvolvidos pelo IFSul Sapucaia em Esteio são apresentados à comunidade

Coordenação apresentou dados dos projetos desenvolvidos no município em solenidade

• Escrito por Hernesto Brito
  • Publicado: Terça, 12 de Dezembro de 2023, 13h54
  • Última atualização em Terça, 16 de Janeiro de 2024, 10h57

Na última quarta-feira (06/12), o Câmpus Sapucaia do IFSul realizou uma apresentação dos projetos de extensão que vêm sendo desenvolvidos no município de Esteio. Estiveram presentes no evento, representantes das câmara de vereadores, órgãos municipais e entidades parceiras. Os projetos tiveram início em 2020, como uma forma de atenuar impactos  socioeconômicos ocasionados pela pandemia de Covid-19. Devido a boa recepção das ações em meio à comunidade, os projetos vêm sendo mantidos e ampliados desde então. As ações desenvolvidas de forma gratuita e organizadas pelo IFSul envolvem escolas, artesãs, movimentos culturais e órgãos dos poderes executivo e legislativo do município de Esteio.

Durante o evento, a Professora Marineiva Manganeli, responsável pela coordenação dos projetos vigentes, realizou uma apresentação das ações desenvolvidas até o momento e uma breve exposição das ações previstas para 2024.  Em sua fala, a docente considerou que dois sentimentos têm sido fundamentais na trajetória das ações: o amor e a paixão. "O Amor representa a força da solidez. Nestes projetos, demonstramos determinação, dedicação, transparência de nossas ações e o compromisso que temos com a comunidade. Já a paixão simboliza a motivação e os desafios que os projetos nos trazem, desafios nem sempre fáceis, mas que nos instigam a continuar. Isso somado aos nossos parceiros que apostam no propósito do IFSul em que somos capazes de contribuir com a formação profissional, pessoal e cidadã de cada um e para um país mais justo, ético e inclusivo.", afirmou Manganeli.

Autoridades municipais presentes no evento destacaram o impacto positivo da inserção do IFSul no município através dos projetos. As falas também evidenciaram a relevância das atividades de extensão como uma importante ferramenta para trazer visibilidade aos institutos federais: mesmo estando próximas às instituições, muitas pessoas desconhecem o papel dos institutos e suas possibilidades e acabam não acessando a rede, por meio de ações de extensão, são apresentadas aos IFs. Em torno de R$ 1.330.000,00 em recursos provenientes de emendas parlamentares foram investidos nos projetos. 12.000 pessoas foram beneficiadas pelas ações.

Confira as ações desenvolvidas

Ações Realizadas

Gestão, Economia e Comunicação no Contexto da Pandemia (2020/2021)

Oficinas para 20 mulheres

Fortalecimento da Casa da Cultura HIP HOP (2020/2021)

Oficinas de hip hop para 180 pessoas, 237 atendimentos psicológicos, distribuição de 446 cestas básicas

ReAÇÃO - Ações de enfrentamento à Covid-19 (2020/2021)

Confecção e distribuição de máscaras de 3.750 máscaras, atividades de reforço escolar, envolvendo 05 escolas e 147 estudantes, capacitação empreendedora para  70 mulheres.

IDEAÇÃO - Ações de enfrentamento à Covid-19 (2022/2023)

Capacitação empreendedora para 55 mulheres, reforço escolar para aproximadamente 160 estudantes, programas educativos para 147 estudantes, oficinas culturais e comunitárias para 67 estudantes e 57 mulheres.

MULTIAÇÃO - Ações que promovam impactos positivos na sociedade (2023/2024)

Qualificação profissional para 420 pessoas, shows e oficinas de economia solidária para 3.000 pessoas, reforço escolar para 480 estudantes, revisão de conhecimentos para 80 estudantes, promoção cultural para 1.600 pessoas, agricultura urbana para 220 famílias, debates e ações coletivas para 5.000 pessoas.

A equipe que atua nos projetos é formada pelas servidoras e servidores docentes e técnicos/as, Aline Ferreira, Aline Weigel. Bianca Ruskowski, Cássia da Silva, Dalila C. Collatto, Daniele Gervazoni, Douglas Porto, Fernanda Guedes, Márcia Vaclavik, Marineiva Manganeli, Misael Lemes, Paulo Correa, Robinson Scholz e Roselei Haag.

São parceiras dos projetos as seguintes instituições: Escola Estadual de Ensino Médio Jardim Planalto; Escola Estadual de Ensino Médio Santo Antônio Maria Claret; Escola Estadual de Ensino Médio Caetano G. da Silva; Escola Técnica Estadual Bernardo Vieira de Mello; Escola Municipal de Educação Básica Vitorina Fabre; Escola Municipal de Educação Básica Maria Lygia Andrade Haack; Escola Municipal de Educação Básica Érico Veríssimo; Associação dos Artesãos de Esteio (Artesul); Associação Casa da Cultura Hip Hop, Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos. As ações também contaram com o apoio dos vereadores Leo Dahmer (PT) e Gilmar Rinaldi (PT) e dos deputados Elvino Bohn Gass (PT), Alexandre Lindenmeyer (PT), Fernanda Melchionna (PSOL) e Henrique Fontana (PT), que através de emendas parlamentares destinam aportes de recursos para execução dos projetos.