Sapucaia integra projeto voltado ao desenvolvimento de soluções em manufatura aditiva para indústria automotiva
Recursos destinados ao Câmpus serão empregados na aquisição de equipamentos, materiais de consumo e bolsas de estudo
O Câmpus Sapucaia do IFSul agora integra a rede de pesquisa voltada ao desenvolvimento de soluções, por meio da manufatura aditiva, para a indústria automotiva. Com um orçamento de quase R$ 2 milhões, o projeto aprovado pela Agência Brasileira de Inovação (Finep) cria uma rede que soma competências na busca por soluções inovadoras para o desenvolvimento da indústria nacional de ferramental para o setor automotivo.
Batizada de REMAA, a iniciativa multidisciplinar envolve pesquisadores de quatro instituições da região sul do país: Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade de Caxias do Sul (UCS) e IFSul Câmpus Sapucaia, além de três empresas participantes da cadeia automotiva - Zen, Brats e IMER.
“O conhecimento técnico de cada membro vai se somar no sentido tanto de acelerar os desenvolvimentos previstos quanto na assertividade dos caminhos propostos. Assim, com a junção dessas competências, espera-se alcançar resultados melhores e mais rápido”, destaca o coordenador da ação e professor da UFTPR, Neri Volpato.
Os recursos para execução do projeto, que terá dois anos de duração, já foram liberados. Cerca de R$300 mil destinaram-se ao Câmpus Sapucaia, empregados na aquisição de uma impressora 3D de metais, de uma metalizadora para o microscópio eletrônico de varredura e de um microscópio ótico. O montande será empregado ainda no pagamento de bolsa para contratação de um engenheiro e de um estudante de engenharia, além das manutenções dos equipamentos e da aquisição de materiais de consumo.
O professor Pedro Hernandez Jr., responsável pela execução do projeto em Sapucaia junto com o professor Vinícius Martins, destaca que os equipamentos adquiridos poderão posteriormente ser também utilizados nos processos de ensino, especialmente dos estudantes do curso Técnico em Mecânica e da graduação em Engenharia.
Redes Sociais