IFSul finaliza projeto ReAÇÃO
Iniciativa impactou em torno de 260 pessoas, através de três grandes ações
Um ano de trabalho, três grandes ações, 260 pessoas diretamente impactadas. Este é o balanço do Projeto ReAÇÃO, desenvolvido pelo IFSul com o intuito de promover iniciativas para o enfrentamento das consequências socioeconômicas da pandemia. Na última quinta-feira a última ação do projeto foi concluída, com o encerramento das oficinas de artesanato ministradas para mulheres de Esteio.
A primeira frente do projeto ReAÇÃO, batizada de Readaptar, começou a ser executada já nos primeiros dias deste ano. A iniciativa voltou-se à produção de materiais de prevenção ao Covid e apoio ao trabalho de mulheres costureiras, visando ampliar as possibilidades de atuação profissional de trabalhadoras ao proporcionar, ainda que temporariamente, renda e meio de subsistência. As costureiras produziram 3.750 máscaras, que foram doadas à comunidade das escolas públicas de Esteio.
A segunda ação, chamada de Reforçar, oportunizou reforço escolar para estudantes de escolas públicas de Esteio. Concluída em junho, promoveu aulas das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática para 160 para alunos e alunas dos últimos anos do ensino fundamental e médio.
A terceira e última frente do projeto, a Recomeçar, começou em setembro e voltou-se à capacitação e ao incentivo a ações empreendedoras solidárias. Artesãs locais ministraram oito diferentes modalidades de oficinas de artesanato gratuitas para moradoras de Esteio. A ação foi desenvolvida no espaço da Praça CEU e contou também com o apoio da Associação Artesul.
A coordenadora do projeto, Marineiva Manganeli, destaca a relevância de se promover ações que gerem conhecimento e capacitem mulheres para desenvolver iniciativas capazes de transformar-se em oportunidades de geração de renda. "Para enfrentar os problemas apresentados pela pandemia, são necessárias ações imediatas e objetivas como estas, que foram possíveis a partir de recursos oriundos de emenda parlamentar, das parcerias desenvolvidas com as instituições e da dedicação da equipe", acrescenta.
A equipe do projeto ReAÇÃO é formada por docentes, técnica-administrativa e estudantes do Câmpus Sapucaia do Sul do IFSul. Fazem parte as docentes Márcia Vaclavik, Dalila Collatto, Fernanda Guedes, Roselei Haag, Victória de Araújo e o docente Paulo Hollweg, a técnica-administrativa Aline Ferreira, as estudantes dos cursos técnicos em Eventos, Clara Silva e Giovana Much, Plásticos, Pedro Cardoso, e Administração, Flávia da Luz, Nicole de Souza e Andressa da Rosa.
Redes Sociais