Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudante de Sapucaia fica entre os primeiros do país na Olimpíada de Informática
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Estudante de Sapucaia fica entre os primeiros do país na Olimpíada de Informática

Desempenho levou o aluno a conquistar uma Bolsa de Iniciação Científica

  • Publicado: Quinta, 10 de Novembro de 2022, 14h43
  • Última atualização em Quinta, 10 de Novembro de 2022, 14h50

Entre os 10.462 estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país que participaram da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) em 2022, o aluno do Técnico em Informática do Câmpus Sapucaia, Rafael da Silva de Moraes, foi um dos destaques: ele conquistou o 187 lugar na modalidade P2, que envolvia estudantes dos segundos e terceiros anos do ensino médio e/ou técnico. O desempenho rendeu a ele uma bolsa de Iniciação Científica, conferida pelo Ministério de Ciência e Tecnologia. 

O programa Bolsa de Iniciação Científica Júnior, instituído em 2021, é concedido a estudantes que se destacaram em competições acadêmicas e científicas. Além dos valores da bolsa, o aluno ganha ainda a oportunidade de participar de um Programa de Mentoria do CNPq, voltado ao ensino de técnicas da metodologia científica. 

“É um orgulho termos um estudante que conquistou esta premiação. É um estímulo para o desenvolvimento dele e também para que outros possam seguir este caminho”, ressalta o coordenador do curso, Alex Orozco. Ele destaca ainda que o modelo de testes da OBI é o mesmo utilizado pelas empresas da área em seus processos seletivos, “então a participação neste tipo de atividade também é válida como uma preparação para as seleção a vagas de estágio”.

A OBI 2022 começou em junho, com a aplicação das provas na fase local. Em agosto os melhores colocados em cada categoria disputaram a fase estadual, e em outubro ocorreu a fase nacional da competição. Os estudantes foram divididos em três categorias: Nível P1, para primeiros anos do ensino médio e técnico; P2, para segundos e terceiros anos; e sênior, para estudantes dos quartos anos do técnico e primeiros anos do superior. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página