Projeto IF Mais Empreendedor é destaque na Reditec
Iniciativa de extensão desenvolvida no Câmpus Sapucaia foi a única do IFSul selecionada para Experiências Exitosas da Reditec
O projeto de extensão IF Mais Empreendedor foi apresentado pelo diretor geral do Câmpus Sapucaia, Fábio Lemes, nesta terça-feira, dia 08, durante a 46ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec). O projeto foi o único relato de experiência exitosa do IFSul selecionado para o encontro.
A Reditec 2022 acontece de 07 a 10 de novembro, em Belém do Pará. Com o tema Povos e Identidades na Educação Profissional, o evento é um espaço para que os gestores da Rede Federal discutam a inclusão na perspectiva do tratamento de realidades sociológicas, econômicas e humanas próprias de todas as regiões do Brasil.
Desenvolvido em 2021 no Câmpus Sapucaia, o projeto de extensão IF Mais Empreendedor buscou promover ações voltadas ao atendimento, apoio e orientação a Micro e Pequenos Empreendedores locais em todo o Brasil. No Câmpus ele foi conduzido pelos docentes Pedro Hernandez Júnior, Marcia Vaclavik, Marineiva Manganelli e Dalila Collatto, juntamente com estudantes bolsistas dos cursos técnicos em Plástico e Mecânica, com o apoio de graduandos e graduados em Engenharia Mecânica.
Divididos em cinco equipes, ao longo de seis meses eles enfrentaram o desafio de desenvolver soluções para problemas ou encontrar novos caminhos para os processos produtivos de cinco empresas, que empregavam ao todo mais de 35 pessoas. Daniel Garske, egresso do curso de Engenharia Mecânica do Câmpus Sapucaia do Sul e sócio-proprietário de uma das empresas envolvidas no projeto, contou que ficou surpreso com os resultados atingidos por estudantes. "Os resultados obtidos em cada etapa do projeto assemelham-se a profissionais já de mercado, e não de acadêmicos. É uma ótima oportunidade para medir a capacidade desta nova geração e a força do ensino acadêmico, além do aprendizado do aluno”, comentou.
Redes Sociais