Programa IF Mais Empreendedor apresenta resultados dos projetos desenvolvidos pela equipe do Câmpus
O programa teve abrangência nacional e desenvolveu ações de apoio aos arranjos produtivos locais, estimulando a interface entre a academia e o empreendedorismo
No dia 27 de novembro de 2021 foi realizado o evento de encerramento e apresentação dos resultados da equipe do Câmpus de Sapucaia do Sul no Programa IF Mais Empreendedor, voltado à promoção de ações de atendimento, apoio e orientação a Micro e Pequenos Empreendedores (MPEs) locais em todo o Brasil. No Câmpus, o projeto foi iniciado em junho de 2021 e buscou fortalecer a integração da academia com as cadeias produtivas, incentivando e impulsionando ações voltadas ao empreendedorismo estudantil e desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais.
Ao longo de seis meses, foram acompanhados projetos de 5 equipes, compostas por 5 empresas geridas por estudantes e graduados do curso de Engenharia Mecânica do Câmpus de Sapucaia do Sul. Os projetos foram desenvolvidos e conduzidos por estudantes bolsistas dos cursos Técnico em Plástico e Técnico em Mecânica, com o apoio de graduandos e graduados em Engenharia Mecânica. O projeto foi coordenado pelo prof. Dr. Pedro Carlos Hernandez Júnior, com apoio das professoras Dra. Marcia C. Vaclavik, Ma. Marineiva T. M. Manganelli e Dra. Dalila Cisco Collatto, e do Estudante do Curso Técnico em Plástico Murilo Pedroso, sob a coordenação institucional do Prof. Dr. Rafael Batis
Confira os projetos desenvolvidos:
Equipe 1: Projeto “Make or Buy - Dispositivo de Concentricidade”
Bolsista: Augusto Rocha da Silva e Milena Farias (Técnico em Plástico)
Apoio: Deividi Hartmann (estudante de Engenharia Mecânica)
Empresa: EKS RAG - Daniel Garske (Engenheiro Mecânico)
Equipe 2: Projeto “A Utilização de Ferramentas da Qualidade na Empresa CSM”
Bolsista: Bianca Schumacher (Técnico em Plástico)
Apoio: Janaína Corneli (estudante de Engenharia Mecânica)
Empresa: CSM Soluções Mecânicas - Tayline Antunes da Silva Munhoz (Engenheira Mecânica)
Equipe 3: Projeto “Desenvolvimento de Kit de Robótica Educacional FTC”
Bolsista: Henrique Blauth (Técnico em Mecânica)
Apoio: Pedro Souza (estudante de Engenharia Mecânica)
Empresa: Optima Solution - Filipe Ghesla (graduando em Engenharia Mecânica)
Equipe 4: Projeto “Desenvolvimento de plataforma de trabalho em altura: Projeto conceitual”
Bolsista: Lino Hideki (Técnico em Mecânica)
Apoio: Harrison Aguirre (Engenheiro Mecânico)
Empresa: Metalúrgica São Francisco - Raquel Rosa de Souza (Engenheira Mecânica)
Equipe 5: Projeto “Forma para Fabricação de Alimentos Embutidos”
Bolsista: Davi Pedroso (Técnico em Mecânica)
Apoio: Rômulo Ferreira (estudante de Engenharia Mecânica)
Empresa: Indústria Metalúrgica Marchionni - Frederico Zanon Marchionni (graduando em Engenharia Mecânica)
Para dar apoio ao desenvolvimento dos projetos, a equipe de coordenação promoveu também o “Programa de Capacitações”, Projeto de Ensino em que foram oferecidas 30 horas de treinamentos em 12 capacitações, com 15 palestrantes convidados. Os cursos oferecidos foram: Gestão de Projetos com Trello, Ferramentas da Qualidade, PDCA e MASP, Fusion 360, Escrita no Ambiente Organizacional, Soft Skills, CAE - Simulações com ANSYS, Tipos de Empresa (Foco no MEI), Gestão de Custos, Inteligência Emocional no Trabalho e Excel para Projetos. Foi promovido ainda o evento “Roda de Conversa: Mulheres e o Mundo do Trabalho”.
O prof. Dr. Rafael Batista Zortea destaca e reforça a importância do projeto, em especial em tempos de pandemia, em que os alunos puderam ter a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos e aprendizados adquiridos de forma multidisciplinar. O prof. Dr. Vinicius Martins, Pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFSul, ao parabenizar as equipes, destaca a relevância da atuação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia na promoção de espaços e projetos que agregam valor à sociedade. “Ficamos maravilhados em ver toda a dedicação e resultados tão significativos alcançados em período tão curto de tempo”, diz. O prof. Me. Sandro Azevedo Carvalho destaca que os casos do projeto podem, inclusive, ter potencial didático para uso em sala de aula, ampliando ainda mais o alcance dos bons resultados alcançados pelas equipes.
O estudante Henrique Blauth salienta que a participação no projeto, como bolsista, propiciou uma oportunidade única de contato com ferramentas, habilidades e realidade empresariais, como o Cad e a robótica, que enriquecem a sua caminhada como estudante e profissional. O estudante Davi Pedroso reforça que “os ensinamentos que eu tive com este projeto, eu levarei para a vida toda”. Os empreendedores das cinco empresas envolvidas no projeto são unânimes em destacar o crescimento e evolução dos e das estudantes envolvidos com os cinco projetos, estes densos e complexos em suas naturezas, desenvolvidos e entregues a partir de um planejamento detalhado e dentro de um cronograma elaborado em equipe.
Confira outros destaques do projeto já veiculados no Site do IFSul:
Redes Sociais