Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Equipe do Câmpus Sapucaia do Sul no Programa IF Mais Empreendedor realiza segundo encontro para apresentação dos resultados parciais do projeto

Projeto desenvolve ações em todo o Brasil para apoiar negócios e promover o empreendedorismo local

• Publicado: Quinta, 23 de Setembro de 2021, 12h04
  • Última atualização em Quinta, 23 de Setembro de 2021, 12h04

O Câmpus de Sapucaia do Sul integra a equipe nacional do projeto IF Mais Empreendedor, que visa promover ações voltadas ao atendimento, apoio e orientação a Micro e Pequenos Empreendedores (MPEs) locais em todo o Brasil. Sob a coordenação do prof. Dr. Pedro Carlos Hernandez Júnior, com apoio das professoras Dra. Marcia C. Vaclavik, Ma. Marineiva T. M. Manganelli e Dra. Dalila Cisco Collatto e coordenação institucional do Prof. Dr. Rafael Batista Zortea, são 5 equipes participantes, cada uma sendo formada por: um representante de empresa, egresso do curso de graduação em Engenharia Mecânica; um estudante bolsista do ensino médio integrado do curso Técnico em Plásticos ou Técnico em Mecânica; e um estudante de graduação em Engenharia Mecânica.

No sábado, 25 de setembro de 2021, a partir das 9 horas, será realizado o segundo encontro geral das equipes para a apresentação dos resultados parciais obtidos até o momento. O projeto iniciou as ações em junho de 21 e tem previsão de encerramento em novembro deste ano. O intuito do projeto é fortalecer a integração da academia com as cadeias produtivas, bem como incentivar e impulsionar as ações voltadas ao empreendedorismo estudantil e desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais.

Segundo Daniel Garske, egresso do curso de Engenharia Mecânica do câmpus Sapucaia do Sul e sócio-proprietário da EKS-RAG, “é honroso poder contribuir com o IF, esta renomada instituição de ensino. Eu, particularmente, fiquei surpreso com os resultados atingidos por estudantes integrante da equipe. Os resultados obtidos em cada etapa do projeto assemelham-se a profissionais já de mercado, e não de acadêmicos. É uma ótima oportunidade para medir a capacidade desta nova geração e a força do ensino acadêmico, além do aprendizado do aluno”. A estudante Bianca da Silva Schumacher, bolsista do programa, destaca que “estar nesse projeto agregou de várias formas, principalmente na  ampliação do conhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional. Fico muito grata por fazer parte do IF Mais Empreendedor! É muito importante para mim ter esse contato com as empresas”. Para Marcia Vaclavik, da equipe de coordenação, é estimulante ver os resultados positivos que estão sendo colhidos a partir da integração entre os diversos atores do ecossistema. Para a docente, “programas de incentivo ao empreendedorismo, como o IF Mais Empreendedor, tem a potencialidade de atuar em um efeito multiplicador, capaz de render bons frutos mesmo após o término da ação”.

Ao todo, a equipe conta com o envolvimento direto de 20 pessoas, que têm o desafio de desenvolver soluções para problemas ou encontrar novos caminhos para os processos produtivos destas empresas, que empregam ao todo mais de 35 pessoas. Além das ações diretas desenvolvidas pelas equipes, já foram promovidas diversas capacitações que somam mais de 20 horas de treinamento em diferentes áreas, para dar suporte ao desenvolvimento dos projetos.

Confira a equipe de docentes, discentes, colaboradores(as) voluntários(as) e empresas participantes do projeto:

Professores: Pedro Hernandez Jr, Márcia C. Vaclavik, Marineiva Manganeli e Dalila Cisco Collatto.

Empresas participantes: CSM Soluções Mecânicas; Optima Solution T.I., EKS-RAG Dispositivos e Peças Técnicas, Indústria Metalúrgica Marchionni, Metalúrgica São Francisco

Estudantes: Bianca Schumacher, Murilo Pedroso e Milena Farias Pacheco (Técnico em Plásticos), Davi Pedroso, Henrique Blauth e  Lino Hideki (Técnico em Mecânica), Deividi Hartmann, Janaína Corneli,  Pedro Souza, Rômulo Jacobus (Engenharia Mecânica) e Harrisson Aguirre (egresso de Engenharia Mecânica).

Confira outros destaques do projeto já veiculados no Site do IFSul: