Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Dia Internacional da Mulher: dissertação de servidora aborda violência de gênero no Câmpus Sapucaia

Pesquisa acadêmica demonstra a relevância da luta travada pelas mulheres neste 8 de março

• Publicado: Segunda, 08 de Março de 2021, 10h27
  • Última atualização em Segunda, 08 de Março de 2021, 11h24

O 8 de março foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas na década de 70 como Dia Internacional da Mulher, com o intuito de chamar a atenção para a reivindicação deste gênero por melhores condições de trabalho e de vida. A dissertação de mestrado da servidora técnica-administrativa do Câmpus Sapucaia, Gislaine Saueressig, comprova que, mesmo cinco décadas depois, a data segue relevante: a pesquisa faz um mapeamento das violências sofridas por mulheres no Câmpus Sapucaia, comprovando que estas práticas continuam presentes, mesmo em ambientes voltados à educação profissional e tecnológica.

A dissertação foi desenvolvida por Gislaine dentro do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do IFSul e aprovada no último mês de dezembro. Em 124 páginas a mestranda estuda as relações de gênero no Câmpus e propõe alternativas de atuação frente às desigualdades.

Gislaine inicia com a análise teórica sobre a violência de gênero na escola e no ambiente de trabalho, e em seguida pesquisa as práticas institucionais neste âmbito, mapeando condutas violentas e detalhando as iniciativas de acolhimento adotadas.

A pesquisadora identificou uma falta de unidade na resposta aos problemas, “a ausência de um olhar que coloque questões de gênero na centralidade da educação integral, e a carência de diretrizes que norteiem a conduta de enfrentamento às violências de gênero e às desigualdades nos campi e reitoria". Como conclusão, a pesquisa propõe a “construção coletiva de conjunto de diretrizes de enfrentamento à violência e à desigualdade de gênero e protocolo de acolhimento às vítimas, como iniciativa de implementação de uma política institucional que balize a conduta perante tais ocorrências”.

O projeto resultou ainda na construção de um produto educacional: um vídeo, que propõe uma reflexão e pretende contribuir para as discussões sobre questões de gênero. O vídeo pode ser visualizado no canal Profept no Youtube, AQUI.  A dissertação de mestrado está publicada no site do Câmpus, e pode ser conferida na íntegra no espaço destinado à publicação das produções acadêmicas e bibliográficas dos servidores: http://www.sapucaia.ifsul.edu.br/producoes-academicas.