Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Cursos do IFSul se destacam nos resultados do Enade
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Cursos do IFSul se destacam nos resultados do Enade

Engenharia Mecânica do Câmpus Sapucaia obteve conceito 3

  • Publicado: Sexta, 23 de Outubro de 2020, 10h08
  • Última atualização em Sexta, 23 de Outubro de 2020, 10h14

Os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) na edição 2019 foram divulgados nesta semana. A graduação em Engenharia Mecânica do Câmpus Sapucaia do Sul manteve o conceito 3, o que significa que atende plenamente os critérios de qualidade avaliados pelo Ministério da Educação (MEC).

No Enade 2019, foram avaliados oito cursos superiores do IFSul. Cinco deles alcançaram o conceito 4 na avaliação, numa escala que vai de 1 a 5: Tecnologia em Gestão Ambiental do câmpus Pelotas, Engenharia Civil do câmpus Passo Fundo, Engenharia Elétrica do câmpus Pelotas, Engenharia de Controle e Automação do câmpus Charqueadas, e Engenharia Química do câmpus Pelotas. Três cursos obtiveram o conceito 3: Engenharia Mecânica do câmpus Passo Fundo, Engenharia Mecânica do câmpus Sapucaia do Sul, e Tecnologia em Gestão Ambiental do câmpus Pelotas-Visconde da Graça.

Comprometimento que gera resultados
A busca permanente pela qualidade dos cursos ofertados é, de acordo com o reitor do IFSul, Flávio Nunes, a chave para mais este importante resultado para a instituição. De acordo com o gestor, os feitos alcançados se devem ao comprometimento e dedicação de todos os servidores e estudantes dos cursos. No mesmo sentido, o pró-reitor de Ensino, Rodrigo Nascimento, também destaca o trabalho articulado entre os câmpus e a Reitoria para, mesmo diante das dificuldades enfrentadas, manter a qualidade dos cursos da instituição.

Resultados do Enade atestam qualidade das instituições públicas de ensino
Entre as instituições avaliadas pelo Enade, 85% eram privadas e 15% públicas. No entanto, o Conceito Enade sinalizou que os cursos das instituições públicas apresentaram desempenhos maiores que os das instituições privadas. Dos cursos enquadrados na faixa 5 desse indicador, 81,4% são de instituições públicas, enquanto 18,6% correspondem a instituições privadas.

Saiba mais - O Enade avalia o rendimento dos estudantes concluintes dos cursos de graduação de instituições públicas e privadas de todo o Brasil. Essa avaliação é feita por meio dos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

A prova é aplicada desde 2004 pelo Inep e integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Ao todo, 435 mil estudantes de 1.225 instituições de todo Brasil foram inscritos. As provas foram aplicadas em 1.063 municípios e contaram com a presença de 389 mil concluintes de cursos de graduação.

registrado em:
Fim do conteúdo da página