Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Coletânea vai reunir experiências de educadores da EJA de todo o país

Coletânea vai reunir experiências de educadores da EJA de todo o país

Profissionais que atuam na Educação de Jovens e Adultos da Rede Federal podem enviar textos até o dia 26 de agosto

• Publicado: Segunda, 03 de Agosto de 2020, 10h56
  • Última atualização em Terça, 04 de Agosto de 2020, 10h07

Uma publicação reunindo narrativas de docentes e técnico-administrativos que atuaram ou atuam em cursos da EJA-EPT (Proeja) da Rede Federal de Educação de todo o país: assim será a 2ª coletânea Nacional de Histórias que Merecem ser Contadas. O projeto está com as inscrições abertas para educadores de todo o país.

Para participar é preciso enviar um texto, envolvendo narrativas de episódios de suas vidas ocorridos no âmbito profissional destes cursos, escritos de forma individual ou em dupla, em prosa ou poesia. Cada câmpus pode enviar até três histórias, de diferentes autores, até o dia 26 de agosto, para o e-mail proeja10anos@sapucaia.ifsul.edu.br, conforme as normas estipuladas no edital, disponível para consulta AQUI.

A iniciativa é da Comissão Organizadora do III Encontro Nacional do EJA-EPT (Proeja). O livro digital será lançado em outubro de 2020, durante o Encontro, promovido por um coletivo de profissionais da Rede Federal de todo o país e sediado pelo Instituto Federal do Alagoas (IFAL).

Esta será a segunda edição da coletânea nacional de textos – a primeira foi publicada em 2017, quando foram comemorados os dez anos do Programa. A publicação é inspirada no projeto Histórias que Merecem ser Contadas, que desde 2013 reúne semestralmente narrativas de estudantes do curso Técnico em Administração (EJA-EPT) do Câmpus Sapucaia do IFSul, com o intuito tanto de ser um instrumento para o desenvolvimento gramatical quanto como uma maneira de dar voz e valorizar o conhecimento destes estudantes.

O Proeja foi criado pelo governo federal com o intuito de integrar a educação profissional à educação básica, contribuindo para reduzir o número de brasileiros jovens e adultos com baixa escolaridade e não integrados à Educação de Jovens e Adultos (EJA) convencional.