Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > CORONAVÍRUS: confira as novas orientações do IFSul

CORONAVÍRUS: confira as novas orientações do IFSul

Cuidados devem ser observados por alunos, servidores e terceirizados e podem sofrer alterações, de acordo com novas informações que venham a ser repassadas pelo Ministério da Saúde

• Publicado: Sexta, 13 de Março de 2020, 12h12
  • Última atualização em Sexta, 13 de Março de 2020, 12h24

Tendo em vista a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), IFSUL disponibiliza orientações gerais a sua comunidade acadêmica. O texto foi elaborado pelo Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (Nass) da instituição e visa ajudar servidores, terceirizados e estudantes a se prevenirem, não apenas contra o novo vírus, mas também contra uma série de doenças respiratórias que, todos os anos, são responsáveis por grande percentual de afastamentos das atividades.

Confira as recomendações:

Servidores e alunos que viajaram há menos 14 dias por regiões epidêmicas. Considerar afastamento administrativo por 14 dias para vigilância. Servidores e alunos que apresentarem sintomas como febre, falta de ar, tosse ou outros sintomas gripais, como dor no corpo, diarreia, dor de garganta juntamente com história epidemiológica de possibilidade de contágio (viagens para locais onde há epidemia há menos de 14 dias ou contato direto com caso confirmado) devem procurar preferencialmente unidade referência diagnóstica na cidade onde reside. Uso de álcool gel 70% para higienização frequente das mãos. Uso de lenços de papel descartáveis para higiene pessoal. Cobrir a boca, quando tossir, com o cotovelo ou lenço de papel. Evitar aperto de mão ou contatos físicos. Evitar aglomerações como eventos, congressos, conselhos, feiras etc. Manter ambientes ventilados. Evitar ingerir alimentos crus. Estimular vacinação para H1N1.

A equipe médica do NASS ressalta que, apesar de ser uma situação de saúde pública que merece preocupação, deve-se manter calma e racionalidade. O uso de máscaras não deve ser indiscriminado, ficando restrito a casos suspeitos e profissionais de saúde em contato direto.

Em consonância com as orientações da Reitoria do IFSul, a direção do Câmpus Sapucaia divulga na manhã desta sexta-feira, dia 13 de março, o seguinte comunicado:

O Diretor do Instituto Federal Sul-Rio-grandense, Câmpus Sapucaia do Sul, Professor Mack Léo Pedroso,

- Considerando a Declaração de Emergência em Saúde Pública de importância Internacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em decorrência da infecção pela COVID-19 (Coronavírus),
- Considerando a responsabilidade dessa Instituição de Ensino em resguardar a saúde de suas servidoras e servidores, funcionárias e funcionários, alunas e alunos e toda a população que acessa as suas dependências,

- Considerando o compromisso do IFSUL – Sapucaia em evitar e não contribuir de qualquer forma para a propagação da infecção e transmissão local da doença,

DECIDE tomar as seguintes precauções:

• Cancelar eventos do dia 16/03 ao dia 05/04/2020;
  • Desativar a torneira de boca dos bebedouros;
  • Organizar rotina de limpeza específica, de hora em hora, em pontos comuns como: maçanetas, interruptores, telefones, relógio ponto, controles remoto, torneiras e etc...
  • Aumentar a distribuição de álcool gel no câmpus
  • Evitar qualquer aglomeração no Auditório e saguão

Além disso, RECOMENDAMOS:

• Que cada um traga a sua garrafa de água
  • Uso de lenços descartáveis
  • Espirrar no braço
  • Procurar atendimento médico caso apresente sintomas de gripe
  • Apresentar atestado médico para justificar faltas, se necessário repouso

Nesse momento, as atividades letivas ainda serão mantidas, porém a evolução do quadro será, constantemente, monitorada e avaliada.