Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alçando Voo

• Publicado: Sexta, 31 de Janeiro de 2020, 14h19
  • Última atualização em Segunda, 18 de Outubro de 2021, 16h17

Alçando Voo - Debatendo o mundo do trabalho e a educação profissional

O projeto Alçando Voo é desenvolvido desde 2014 por servidores e estudantes do Câmpus Sapucaia do IFSul, com o intuito de promover o debate sobre a formação escolar, o mundo do trabalho e a educação profissional entre os estudantes dos últimos anos do ensino fundamental, além de apresentar o Instituto como uma opção de formação qualificada.

Objetivos:

1. Promover a reflexão sobre as oportunidades de continuação dos estudos entre estudantes do 9º ano do ensino fundamental de escolas pública de Sapucaia e municípios da região;

2. Promover a troca de experiências entre profissionais da educação, com foco na formação profissional;

3. Debater a formação profissional enquanto um dos temas transversais dos anos finais do ensino fundamental;

4. Apresentar os cursos técnicos de nível médio oferecidos pela Rede Federal  de Educação Profissional como uma oportunidade de formação qualificada, em particular aqueles ofertados pelo Câmpus Sapucaia do Sul do IFSul;

5. Promover a articulação entre estabelecimentos e profissionais das redes públicas de ensino (municipal, estadual e federal).

Para atingir seus objetivos, o projeto atua em três frentes:

1. Encontros de formação: a equipe do Alçando Voo promove encontros com os docentes e demais profissionais da rede pública que atuam junto aos estudantes de 9º ano, quando são discutidos temas como educação permanente, educação e o mundo do trabalho, educação profissional e a rede federal. Os profissionais são incentivados a promover atividades relacionadas à temática com suas turmas, assim eles atuam como multiplicadores entre os estudantes das reflexões sobre suas formações acadêmicas e o mundo do trabalho. O formato, a periodicidade e o público destes encontros mudam a cada ano;

2. Visitas às escolas: a equipe do projeto visita as escolas públicas, de forma a conversar com as turmas e promover a reflexão entre os jovens sobre o mundo do trabalho, trajetórias de formação  e de vida;

3. Recepção no Câmpus: estudantes de 9º ano visitam o Câmpus Sapucaia com o intuito de conhecer a estrutura física, os cursos disponíveis e o funcionamento do processo seletivo. Entre 2014 e 2018 as escolas agendavam as visitas das turmas, que eram recebidas com uma apresentação no auditório e depois levadas para uma visita guiada à escola.

A partir de 2019 foi instituído o Portas Abertas, e as visitas realizadas ao longo do ano foram concentradas em um grande evento, realizado ao longo de três dias, pela manhã e à tarde. Os estudantes são recebidos no auditório, onde assistem a uma apresentação de cerca de 30 minutos sobre os institutos federais, os cursos ofertados no Câmpus e o processo seletivo. Em seguida, divididos em grupos, realizam uma visita guiada, quando conhecem os laboratórios dos cursos e a biblioteca. Ao final todo o grupo volta a reunir-se na quadra de esportes, onde podem tirar dúvidas nas bancas representando os cursos, núcleos, clubes e associações estudantis do câmpus, adquirir lanches e participar de atividades como  quizz vocacional, oficinas de dança, de Krav Magá e jogo de dama gigante.

Os números do Alçando Voo em 2019

Ao total o Câmpus Sapucaia recebeu em 2019 a visita de 1132 estudantes. Destes, 723 participaram da primeira edição do Portas Abertas, e outros 409 vieram ao longo do ano, em 12 visitas agendadas pelas escolas.

A equipe do projeto visitou 14 escolas, sendo 11 municipais e duas estaduais de Sapucaia, além de uma em Portão.

Três encontros de formação foram realizados ao longo do ano com educadores da rede pública, com os temas: Mundo do trabalho e educação profissional; Juventudes e Educação: em defesa das escola; e Formação de professores: conectando pontos em direção à educação de qualidade.

alcandovoo@sapucaia.ifsul.edu.br

comunicacao@sapucaia.ifsul.edu.br