Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão

  • Publicado: Quinta, 23 de Janeiro de 2020, 16h55
  • Última atualização em Terça, 25 de Agosto de 2020, 11h05

O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) é uma instituição de ensino, pesquisa e extensão. No Câmpus Sapucaia estes três pilares são amparados por uma série de eventos e projetos. Conheça mais: 

 

Projetos de Extensão

(Clique AQUI para conferir as datas dos eventos em 2020)

IFCOMIC

Evento multitemático baseado em quadrinhos, animes e games. Durante um final de semana por ano, milhares de visitantes, grande parte dos quais caracterizados como seus personagens preferidos, participam da programação que inclui torneios, salas temáticas, estandes e apresentações de KPOP. Saiba mais

SEDINETEC

O Seminário de Educação Inclusiva no Ensino Médio e Técnico do IFSul é um espaço de discussão e partilha de saberes e experiências docentes e acadêmicas a respeito da educação inclusiva no ensino médio e técnico. Tem o objetivo de promover reflexões frente aos desafios e necessidades que emergem da implantação da Política de Inclusão e Acessibilidade do IFSul e do Estatuto da Pessoa com Deficiência através de palestras, apresentação de pôsteres, comunicações orais e mesas redondas. Saiba mais.

IFCODE

O IFCODE é um evento promovido pelo IFSul e pelo IFRS com o intuito de incentivar e proporcionar aos alunos de tecnologia da informação o desenvolvimento de habilidades de programação e criatividade. O evento se divide em duas modalidades: Hackathon e Maratona.  Saiba mais. 

IFOMAT

Olimpíada de Matemática do IFSul, competição que procura estimular o raciocínio lógico e ampliar os conhecimentos matemáticos de estudantes de ensino fundamental, médio e técnico. Os participantes, divididos por série de ensino, precisam solucionar 14 problemas, voltados para o raciocínio lógico. Podem resolver individualmente ou em duplas. Saiba mais

SABERTEC

A Mostra de Educação, Ciência, Linguagem e Tecnologia (Sabertec) contempla a exibição de projetos de estudantes de escolas públicas e privadas de Sapucaia e região. Busca criar e desenvolver situações e espaços para o compartilhamento das diferentes formas de construção dos saberes, com o intuito de incentivar a investigação científica e o fomento artístico cultural, compreendidos como agentes de transformação da sociedade. Saiba mais

ENCONTRO DE ARTE, CULTURA E CIDADANIA

Realizado em paralelo ao Sabertec, o Encontro de Arte, Cultura e Cidadania abre espaço para promover a exposição de obras de jovens artistas, de 10 a 28 anos de idade. Saiba mais. 

ALÇANDO VOO

Desde 2014 o projeto Alçando Voo busca promover o debate sobre o mundo do trabalho, as oportunidades de continuação dos estudos e a educação profissional entre estudantes do 9º ano da rede pública de ensino e educadores que trabalham com estes jovens. Para isso desenvolve iniciativas voltadas à formação de professores e demais servidores, para mediarem este debate, e a recepção de estudantes no instituto, de forma a apresentar os cursos técnicos do Câmpus como uma alternativa de formação qualificada. Saiba mais. 

PORTAS ABERTAS

Evento que integra o projeto de extensão Alçando Voo e promove, ao longo de três dias, visitas de estudantes de 9º ano da rede pública de ensino de Sapucaia e municípios da região ao Câmpus. Além de conhecer as dependências da instituição os estudantes recebem mais informações sobre as opções de cursos disponíveis e o funcionamento do processo seletivo. Saiba mais. 

APROVE IFSUL

Projeto de extensão que promove encontros de revisão de conhecimentos do ensino fundamental com estudantes de escolas públicas, com o objetivo de prepará-los para prova de seleção para os cursos técnicos integrados ao ensino médio do Câmpus Sapucaia do Sul do IFSul. 

INOVTEC

O Seminário de Inovação e Tecnologia do IFSul (Inovtec) reúne profissionais do mercado, pesquisadores, docentes, alunos de graduação e pós-graduação, em um espaço qualificado de troca de informações sobre tecnologias e inovações em pesquisa no meio acadêmico, social e industrial. Também inclui em sua programação palestras, apresentações de artigos técnicos, paineis e minicursos  voltados à inovação científica e tecnológica. Saiba mais.

QUI TRI

O projeto Qui Tri - Compartilhando Química tem como objetivo demonstrar experiências químicas em turmas de 9º ano de escolas públicas de Sapucaia. O projeto leva até a escola todo material necessário para a realização das experiências. Escolas interessadas em receber o projeto podem enviar e-mail para ticianetaflick@sapucaia.ifsul.edu.br.

 

Projetos de Ensino

A relação completa dos projetos de ensino desenvolvidos no Câmpus Sapucaia em 2019 pode ser consultada AQUI. A lista dos projetos de ensino em execução em 2020 será disponibilizada em breve.

Confira mais informações sobre alguns projetos de ensino permanentes e que possuem links externos:

HISTÓRIAS QUE MERECEM SER CONTADAS

O projeto Histórias que Merecem ser contadas é uma iniciativa desenvolvida nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura com a turma do quarto semestre do curso técnico em Administração - modalidade Proeja. Através da narrativa de um episódio significativo de suas vidas, os alunos constroem textos que são reunidos em um livro, lançado e distribuído gratuitamente para a comunidade escolar, familiares e amigos no final do semestre. Saiba mais.

LITERATURA ACESSÍVEL

Projeto que prevê a adaptação de textos narrativos literários com uso de ilustrações, com o intuito de contribuir com os processos inclusivos por meio de estratégias de promoção da aprendizagem e consequente permanência e êxito dos estudantes, jovens e adultos, com Deficiência Intelectual e Transtornos do Espectro Autista. Acesse a adaptação do livro A Cartomante. Acesse a adaptação do livro Meu Tio Júlio.

CLUBE DE JOGOS DE MESA

A iniciativa busca criar um espaço para o lazer e a aprendizagem dentro do IFSul, com a disponibilização de jogos de tabuleiros modernos para que os estudantes possam desenvolver competências como atenção, planejamento, raciocínio e criatividade enquanto se divertem em um ambiente adequado e com a orientação de voluntários. O Clube de Jogos de Mesa pretende formalizar práticas que já vem ocorrendo no Câmpus, possibilitando oferecer espaço e orientações adequadas aos praticantes do hobby, buscando aproveitar os benefícios que os jogos proporcionam para melhorar os índices de permanência e êxito.

 

Projetos de Pesquisa 

Gestão democrática no IFSUL e o desenvolvimento regional – etapa 2. Coordenadora: Maria Raquel Caetano. Vigência: 01/08/2019 a 31/07/2020.

DECIFRA – Desenvolvimento de itens táteis. Coordenadora: Carmen Iara Walter Calcagno. Vigência: 01/08/2019 a 31/07/2020.

Levantamento e análise dos dados de retenção e evasão na Pós-graduação do IFSul. Coordenadora: Claudia Ciceri Cesa. Vigência: 01/08/2019 a 31/07/2020

Escore de Evasão. Coordenadora: Janaina Pacheco Jaeger. Vigência: 01/08/2019 a 31/07/2020

 

Projetos diversos

MEMÓRIAS DO CÂMPUS SAPUCAIA

O projeto Memórias reúne materiais e informações cabíveis de preservação histórica referentes ao hoje Câmpus Sapucaia do Sul do IFSul. São fotografias, vídeos, recortes de jornais e materiais gráficos que são digitalizados, catalogados e disponibilizados online para a comunidade, impedindo que sejam perdidos em razão dos efeitos do tempo, da falta de mídias apropriadas para sua leitura ou como consequência do esquecimento. Hoje, o acervo é composto por mais de 3156 itens, número que segue em constante crescimento. Saiba mais. 

 

Núcleos 

O Câmpus Sapucaia conta com cinco núcleos, compostos por representantes da comunidade acadêmica e externa e responsáveis por promover iniciativas voltadas à conscientização e debate sobre diferentes temas:

Núcleo de Assuntos Internacionais (NAI)

Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE)

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI)

Núcleo de Gestão Ambiental Integrada (NUGAI)

Núcleo de Gênero e Diversidade (NUGED)

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página