Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão

  • Publicado: Quinta, 23 de Janeiro de 2020, 16h55
  • Última atualização em Terça, 23 de Novembro de 2021, 11h22

O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) é uma instituição de ensino, pesquisa e extensão. No Câmpus Sapucaia estes três pilares são amparados por uma série de eventos e projetos. Conheça mais: 

 

Projetos de Extensão

 

IFCOMIC

Evento multitemático baseado em quadrinhos, animes e games. Durante um final de semana por ano, milhares de visitantes, grande parte dos quais caracterizados como seus personagens preferidos, participam da programação que inclui torneios, salas temáticas, estandes e apresentações de KPOP. Saiba mais

SEDINETEC

O Seminário de Educação Inclusiva no Ensino Médio e Técnico do IFSul é um espaço de discussão e partilha de saberes e experiências docentes e acadêmicas a respeito da educação inclusiva no ensino médio e técnico. Tem o objetivo de promover reflexões frente aos desafios e necessidades que emergem da implantação da Política de Inclusão e Acessibilidade do IFSul e do Estatuto da Pessoa com Deficiência através de palestras, apresentação de pôsteres, comunicações orais e mesas redondas. Saiba mais.

IFCODE

O IFCODE é um evento promovido pelo IFSul e pelo IFRS com o intuito de incentivar e proporcionar aos alunos de tecnologia da informação o desenvolvimento de habilidades de programação e criatividade. O evento se divide em duas modalidades: Hackathon e Maratona.  Saiba mais

IFOMAT

Olimpíada de Matemática do IFSul, competição que procura estimular o raciocínio lógico e ampliar os conhecimentos matemáticos de estudantes de ensino fundamental, médio e técnico. Os participantes, divididos por série de ensino, precisam solucionar 14 problemas, voltados para o raciocínio lógico. Podem resolver individualmente ou em duplas. Saiba mais

SABERTEC

A Mostra de Educação, Ciência, Linguagem e Tecnologia (Sabertec) contempla a exibição de projetos de estudantes de escolas públicas e privadas de Sapucaia e região. Busca criar e desenvolver situações e espaços para o compartilhamento das diferentes formas de construção dos saberes, com o intuito de incentivar a investigação científica e o fomento artístico cultural, compreendidos como agentes de transformação da sociedade. 

ENCONTRO DE ARTE, CULTURA E CIDADANIA

Realizado em paralelo ao Sabertec, o Encontro de Arte, Cultura e Cidadania abre espaço para promover a exposição de obras de jovens artistas, de 10 a 28 anos de idade. Saiba mais. 

ALÇANDO VOO

Desde 2014 o projeto Alçando Voo busca promover o debate sobre o mundo do trabalho, as oportunidades de continuação dos estudos e a educação profissional entre estudantes do 9º ano da rede pública de ensino e educadores que trabalham com estes jovens. Para isso desenvolve iniciativas voltadas à formação de professores e demais servidores, para mediarem este debate, e a recepção de estudantes no instituto, de forma a apresentar os cursos técnicos do Câmpus como uma alternativa de formação qualificada. Saiba mais. 

PORTAS ABERTAS

Evento que integra o projeto de extensão Alçando Voo e promove, ao longo de três dias, visitas de estudantes de 9º ano da rede pública de ensino de Sapucaia e municípios da região ao Câmpus. Além de conhecer as dependências da instituição os estudantes recebem mais informações sobre as opções de cursos disponíveis e o funcionamento do processo seletivo. Saiba mais. 

APROVE IFSUL

Projeto de extensão que promove encontros de revisão de conhecimentos do ensino fundamental com estudantes de escolas públicas, com o objetivo de prepará-los para prova de seleção para os cursos técnicos integrados ao ensino médio do Câmpus Sapucaia do Sul do IFSul. 

INOVTEC

O Seminário de Inovação e Tecnologia do IFSul (Inovtec) reúne profissionais do mercado, pesquisadores, docentes, alunos de graduação e pós-graduação, em um espaço qualificado de troca de informações sobre tecnologias e inovações em pesquisa no meio acadêmico, social e industrial. Também inclui em sua programação palestras, apresentações de artigos técnicos, paineis e minicursos  voltados à inovação científica e tecnológica. Saiba mais.

QUI TRI

O projeto Qui Tri - Compartilhando Química tem como objetivo demonstrar experiências químicas em turmas de 9º ano de escolas públicas de Sapucaia. O projeto leva até a escola todo material necessário para a realização das experiências. Escolas interessadas em receber o projeto podem enviar e-mail para ticianetaflick@sapucaia.ifsul.edu.br.

PROGRAMA IF MAIS EMPREENDEDOR NACIONAL

O Câmpus Sapucaia do Sul participa do Programa IF Mais Empreendedor Nacional, que consiste em ações voltadas ao atendimento, apoio e orientação a Micro e Pequenos Empreendedores (MPEs) e aos Empreendedores Individuais, por meio de ações de remodelagem de negócios que foram afetados negativamente pela Pandemia da Covid-19.  

 

Projetos de Pesquisa 

Vigência: 01/08/2021 a 31/08/2022

Observatório da Educação Profissional do IFSul. Coordenadora: Maria Raquel Caetano. Vigência: 

Escore de Evasão do Ensino Médio à Pós-graduação. Coordenadora: Claudia Ciceri Cesa. 

Particulados cerâmicos para o setor de petróleo e gás. Coordenadora: Carmen Iara Walter Calcagno. 

Soldagem por Friction Stir Welding (FSW) em Ligas de Alumínio. Coordenador: Pedro Carlos Hernandez Junior

Análise comparativa da subordinação na lógica aristotélica e na lógica contemporânea. Coordenador: Evandro Carlos Godoy

Módulo didático de medição de deflexão e sua validação experimental. Coordenador: Tomaz Fantin de Souza.

AudioSeg - Detector e Localizador de eventos sonoros. Coordenador: Roberto Mauricio Bokowski Sobrinho

Manual de Leitura Fácil. Coordenadora: Vanessa de Oliveira Dagostim Pires

 

Projetos de Ensino

 

 Programa de Capacitações do Projeto IF + Empreendedor

Coordenadoras: Marcia Cristiane Vaclavik e Marineiva Teresinha de Melo Manganeli

Este projeto de ensino tem como objetivo promover cursos de capacitação para os estudantes que estão atuando no projeto IF + Empreendedor. Através da oferta de um programa variado de cursos de curta duração, espera-se contribuir para o aprimoramento das habilidades técnicas, de gestão e das relações interpessoais dos participantes da atividade, fundamentais para a sua inserção profissional no mercado de trabalho. 

Período de execução: julho a novembro de 2021

 

Diálogos temáticos e apoio educacional aos estudantes do IFSul Campus Sapucaia do Sul no contexto das APNP

Coordenadoras: Camila Besold e Aline Tamires Kroetz Ayres Castro

Durante as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP), a atenção aos estudantes requer ainda mais envolvimento dos professores, equipe pedagógica e de saúde para garantir o aprendizado a partir do respeito às especificidades de cada um. Dessa forma, esse projeto visa estreitar a comunicação com esse público, buscando compreender a partir de abordagens coletivas as suas dificuldades enquanto jovens estudantes em tempos de pandemia e ensino remoto e projetar estratégias para a consolidação da aprendizagem.

Período de execução: setembro de 2021

 

Ferramentas da Qualidade no Excel

Coordenadora: Eveline Raquel Pereira

O presente projeto de ensino objetiva complementar a componente curricular de Estatística para a Qualidade do curso Técnico em Plásticos. Para isso, um curso em ambiente virtual de aprendizagem será desenvolvido demonstrando em 15 tópicos como construir as 7 Ferramentas Básicas da Qualidade e outras 8 ferramentas de apoio à qualidade utilizando para isso um software popular e acessível, o Excel. Ao final do curso, concluídos os 15 tópicos e suas 15 atividades,  os alunos serão certificados com 30hs. de atividades complementares.

Período de execução: setembro 2021 a junho 2022

 

IF de braços abertos: acolher, organizar, aprender e estudar

Coordenadora: Maria Raquel Caetano

Esse projeto constitui-se num minicurso para estudantes do primeiro ano do Ensino Médio Integrado do Campus Sapucaia do Sul para que sejam acolhidos e integrados ao processo de organização, estudo e aprendizagem na escola. Também proporcionar aos integrantes condições propícias para que cada um possa, individual e coletivamente, desenvolver o seu potencial, aprimorar seus conhecimentos e, de um modo mais amplo, reforçar as possibilidades de aprendizagem.

Período de execução: 20 de agosto de 2021 a 20 de dezembro de 2021

 

Monitorias 2021

Coordenadora: Vanessa Logue Dias

O projeto Monitoria 2021 é uma ação institucional no eixo de combate à evasão e repetência que visa dar suporte em diversas disciplinas para estudantes com dificuldades de aprendizagem. A ação conta com professores orientadores para possibilitar apoio a monitores e monitoras selecionados entre os discentes da instituição, sendo que esses oferecem horários de atendimento diversificados para atender as dúvidas do público alvo. 

Período de execução: setembro de 2021 a dezembro de 2021

 

Laboratório de acessibilidade textual

Coordenadora: Verônica Pasqualin Machado

O conceito de acessibilidade implica uma forma de eliminar ou facilitar a ultrapassagem de barreiras arquitetônicas, atitudinais ou de comunicação por pessoas com necessidades específicas. O projeto Laboratório de Acessibilidade Textual, em particular, se constitui numa ação institucional que visa promover a acessibilidade comunicacional da instituição na forma de textos de divulgação, através da descrição, da audiodescrição, da legendagem e da linguagem acessível, a fim de melhorar os processos educativos e os índices de sucesso escolar.

Período de execução: setembro de 2021 a dezembro de 2021

 

Diálogos com organizações de eventos na região

Coordenadora: Patrícia Thoma Eltz

O projeto visa elaborar mapeamento de organizações da região e realizar networking empresarial com vistas a geração de estágios para os estudantes do curso técnico em eventos. As ações serão realizadas através de contatos com as organizações para constituição de parcerias, intensificando o diálogo, a integração entre IFSul e as organizações, bem como ampliando as oportunidades de estágio para os estudantes do curso.

Período de execução: setembro de 2021 a dezembro de 2021

 

Projeto Integrador: Ação Solidária Anjos da Pandemia

Coordenadora: Marineiva Manganelli

O Projeto Integrador será desenvolvido pelas disciplinas de Iniciação à Formação Profissional I, Língua Portuguesa e Literatura I e Informática com os estudantes das turmas 1G e 1H/2021-1 do Curso Técnico em Administração – modalidade EJA no Instituto Federal Sul-rio-grandense, câmpus de Sapucaia do Sul. O projeto tem como objetivo principal desenvolver uma proposta de ação interdisciplinar na formação de habilidades e competências que buscam o desenvolvimento do potencial humano, científico e técnico dos estudantes. Para que este propósito se consolide, se propõe realizar uma ação solidária com a entrega de alimentos à famílias em situação de vulnerabilidade social do bairro Cohab/ocupação José Joaquim no município de Sapucaia do Sul. A data de realização da atividade está prevista para os meses de setembro e outubro de 2021.

Período de execução: setembro de 2021 a outubro de 2021

 

Histórias que merecem ser contadas 2021/1

Coordenadora: Vanessa de Oliveira Dagostim Pires

O projeto “Histórias que merecem ser contadas” ocorre ao longo do quarto semestre do Curso Técnico em Administração, Modalidade Proeja, na disciplina Português IV, no Campus Sapucaia do Sul, e pretende valorizar as experiências de vida dos alunos. Através da narrativa de uma história relevante, é aprimorada a capacidade de expressão pela escrita. Após a aplicação das sequências didáticas que resultam na escrita das memórias pelos estudantes, estas são reunidas em um livro, diagramado, editado e publicado. O projeto proporciona a aproximação das famílias e da comunidade, incentivando também o gosto pela leitura por parte da comunidade externa. Saiba mais.

Período de execução: julho de 2021 a outubro de 2021

 

Revisa IFSul 2021/1

Coordenador: Marcelio Adriano Diogo

Diante do percentual expressivo de retenção nas disciplinas do Curso de Engenharia Mecânica, em especial Cálculo I e Álgebra Linear, o projeto visa oferecer aulas online de preparação, revisão e esclarecimentos de dúvidas ao longo da ocorrência das APNP na área de Matemática com objetivo de oferecer aos estudantes alternativas de estudo em apoio ao seu aprendizado.

Período de execução: agosto de 2021 a dezembro de 2021

 

Pilhas imersas em solução salina e água da chuva – Simulação de intemperismo natural

Coordenadora: Maria Helena Polgati Moreira

Esse projeto se propõe a avaliar as alterações físico-químicas ocorridas nas solução salina  de Cloreto de Sódio e   água da chuva por imersão total  das  pilhas  nesses líquidos de ensaio  simulando  ambiente de intemperismo. Pretende a avaliar também o potencial de risco de contaminação ambiental decorrente desses produtos. Os líquidos de ensaio escolhidos simulam a situação de degradação que as pilhas (e baterias) descartadas de forma inadequada impactam o meio ambiente, especialmente a céu aberto e nos mares.

Para isso, as pilhas    serão separadas por tipos, originais e descarregadas sendo colocadas em recipientes  (garrafas plásticas –inertes quimicamente) com água da chuva e  solução salina (concentração  igual à água do mar), preparada no Laboratório de Química do Câmpus.  Após período de 18 a 20 meses será retirado uma alíquota destes líquidos de ensaio para análise do pH, alcalinidade, acidez, dureza e Cloro residual.

Período de execução: fevereiro de 2020 a junho de 2023

 

 

 

Outros projetos

MEMÓRIAS DO CÂMPUS SAPUCAIA

O projeto Memórias reúne materiais e informações cabíveis de preservação histórica referentes ao hoje Câmpus Sapucaia do Sul do IFSul. São fotografias, vídeos, recortes de jornais e materiais gráficos que são digitalizados, catalogados e disponibilizados online para a comunidade, impedindo que sejam perdidos em razão dos efeitos do tempo, da falta de mídias apropriadas para sua leitura ou como consequência do esquecimento. Hoje, o acervo é composto por mais de 3156 itens, número que segue em constante crescimento. Saiba mais. 

 

Núcleos 

O Câmpus Sapucaia conta com cinco núcleos, compostos por representantes da comunidade acadêmica e externa e responsáveis por promover iniciativas voltadas à conscientização e debate sobre diferentes temas:

Núcleo de Assuntos Internacionais (NAI)

Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE)

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI)

Núcleo de Gestão Ambiental Integrada (NUGAI)

Núcleo de Gênero e Diversidade (NUGED)

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página