Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Sapucaia abre suas portas para estudantes de ensino fundamental

Câmpus Sapucaia abre suas portas para estudantes de ensino fundamental

Cerca de 750 estudantes visitaram a instituição durante os três dias de evento

• Publicado: Quinta, 10 de Outubro de 2019, 15h17
  • Última atualização em Quinta, 10 de Outubro de 2019, 15h58

A abertura do período de pré-inscrições para o Vestibular de Verão do IFSul aumenta o interesse dos estudantes de nono ano de ensino fundamental por conhecerem o Câmpus Sapucaia, as opções de cursos disponíveis e tirarem as dúvidas sobre o processo seletivo. Para atender a esta demanda a instituição promoveu nesta terça, quarta e quinta-feira a primeira edição do Portas Abertas, evento que recebeu cerca de 750 estudantes de escolas de Sapucaia, Esteio, São Leopoldo, Portão, Novo Hamburgo e Canoas.

O Portas Abertas integra o projeto Alçando Voo e foi executado pelos estudantes das turmas 2L e 2M, do curso Técnico em Eventos, orientados pela professora Marina Berner, com apoio de toda a comunidade acadêmica do instituto - docentes, servidores técnico-administrativos, estagiários e alunos.

O Câmpus Sapucaia tradicionalmente recebe turmas ao longo do ano letivo, como uma parte do conjunto de ações que constitui o Alçando Voo - que inclui ainda atividades de formação ofertadas aos docentes e servidores da rede pública de ensino que atuam junto aos nonos anos e visitas da equipe do projeto às escolas, para conversar com os estudantes.

Em 2019 a recepção foi alterada para concentrar as visitas em um grande evento, promovido ao longo de três dias. “Com isso conseguimos contar com o apoio de um número maior de alunos e servidores, pudemos mostrar as instalações e laboratórios em funcionamento, ofertar atividades lúdicas aos visitantes, o que conferiu mais qualidade à visita”, aponta o coordenador do Alçando Voo, Roger Sauandaj Elias.

A mudança do formato permitiu que o Portas Abertas fosse também uma oportunidade formativa para os estudantes do segundo ano do Técnico em Eventos, que puderam vivenciar a  experiência prática de organização e execução de um evento de médio porte. "Foi  importante para o crescimento profissional deles, provavelmente o maior evento já organizado por turmas de segundo ano no Câmpus. Grande parte do mérito do sucesso do Portas Abertas foi consequência do esforço e dedicação dos alunos, que mesmo com pouco tempo disponível para planejamento, abraçaram a ideia e se dedicaram ao máximo", analisa a professora Marina.

O Portas Abertas foi realizado ao todo em seis turnos, nas manhãs e tardes de terça a quinta-feira. Em cada turno os alunos eram recebidos em grupos de até 150, no auditório, onde assistiam a uma apresentação de cerca de 30 minutos sobre os institutos federais, os cursos ofertados no Câmpus e o processo seletivo. Em seguida, divididos em grupos de até 30 pessoas, realizavam uma visita guiada, quando conheciam os laboratórios dos cursos e a biblioteca. Ao final todo o grupo voltava a reunir-se na quadra de esportes, onde poderiam tirar dúvidas nas bancas representando os cursos, núcleos, clubes e associações estudantis do câmpus, adquirir lanches e participar de atividades como  quizz vocacional, oficinas de dança, de Krav Magá e jogo de dama gigante.