Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Sapucaia abre suas portas para estudantes de ensino fundamental
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Câmpus Sapucaia abre suas portas para estudantes de ensino fundamental

Cerca de 750 estudantes visitaram a instituição durante os três dias de evento

  • Publicado: Quinta, 10 de Outubro de 2019, 15h17
  • Última atualização em Quinta, 10 de Outubro de 2019, 15h58

A abertura do período de pré-inscrições para o Vestibular de Verão do IFSul aumenta o interesse dos estudantes de nono ano de ensino fundamental por conhecerem o Câmpus Sapucaia, as opções de cursos disponíveis e tirarem as dúvidas sobre o processo seletivo. Para atender a esta demanda a instituição promoveu nesta terça, quarta e quinta-feira a primeira edição do Portas Abertas, evento que recebeu cerca de 750 estudantes de escolas de Sapucaia, Esteio, São Leopoldo, Portão, Novo Hamburgo e Canoas.

O Portas Abertas integra o projeto Alçando Voo e foi executado pelos estudantes das turmas 2L e 2M, do curso Técnico em Eventos, orientados pela professora Marina Berner, com apoio de toda a comunidade acadêmica do instituto - docentes, servidores técnico-administrativos, estagiários e alunos.

O Câmpus Sapucaia tradicionalmente recebe turmas ao longo do ano letivo, como uma parte do conjunto de ações que constitui o Alçando Voo - que inclui ainda atividades de formação ofertadas aos docentes e servidores da rede pública de ensino que atuam junto aos nonos anos e visitas da equipe do projeto às escolas, para conversar com os estudantes.

Em 2019 a recepção foi alterada para concentrar as visitas em um grande evento, promovido ao longo de três dias. “Com isso conseguimos contar com o apoio de um número maior de alunos e servidores, pudemos mostrar as instalações e laboratórios em funcionamento, ofertar atividades lúdicas aos visitantes, o que conferiu mais qualidade à visita”, aponta o coordenador do Alçando Voo, Roger Sauandaj Elias. 

A mudança do formato permitiu que o Portas Abertas fosse também uma oportunidade formativa para os estudantes do segundo ano do Técnico em Eventos, que puderam vivenciar a  experiência prática de organização e execução de um evento de médio porte. "Foi  importante para o crescimento profissional deles, provavelmente o maior evento já organizado por turmas de segundo ano no Câmpus. Grande parte do mérito do sucesso do Portas Abertas foi consequência do esforço e dedicação dos alunos, que mesmo com pouco tempo disponível para planejamento, abraçaram a ideia e se dedicaram ao máximo", analisa a professora Marina.

O Portas Abertas foi realizado ao todo em seis turnos, nas manhãs e tardes de terça a quinta-feira. Em cada turno os alunos eram recebidos em grupos de até 150, no auditório, onde assistiam a uma apresentação de cerca de 30 minutos sobre os institutos federais, os cursos ofertados no Câmpus e o processo seletivo. Em seguida, divididos em grupos de até 30 pessoas, realizavam uma visita guiada, quando conheciam os laboratórios dos cursos e a biblioteca. Ao final todo o grupo voltava a reunir-se na quadra de esportes, onde poderiam tirar dúvidas nas bancas representando os cursos, núcleos, clubes e associações estudantis do câmpus, adquirir lanches e participar de atividades como  quizz vocacional, oficinas de dança, de Krav Magá e jogo de dama gigante.

registrado em:
Fim do conteúdo da página