Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Aluna do Câmpus é a segunda dos Institutos Federais a receber dupla diplomação

Aluna do Câmpus é a segunda dos Institutos Federais a receber dupla diplomação

Amanda Bernar recebeu o título de engenheira pela Sigma Clermont, na França

• Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2019, 12h03
  • Última atualização em Terça, 22 de Outubro de 2019, 08h36

A estudante de Engenharia Mecânica Amanda Bernar graduou-se pela instituição francesa Sigma Clermont, o que faz dela a segunda aluna da Rede Federal a caminho de obter dupla diplomação no âmbito do Brafitec  - Harrison Aguirre formou-se em novembro de 2018 também na Sigma Clermont. Amanda recebeu seu diploma francês no dia 12 de outubro, e agora retorna ao Brasil para concluir o curso no Câmpus Sapucaia.

Amanda teve a oportunidade de estudar na França por meio do programa Capes-Brafitec, que promove o intercâmbio de estudantes em todas as especialidades da Engenharia. A aluna destaca a relevância desta experiência, tanto pela bagagem acadêmica e pessoal quanto pela prática adquirida ao longo de estágios realizados neste período. Segundo ela, viver em outro país e se inserir em uma outra cultura é muito difícil. “Nenhuma preparação psicológica ou técnica prepara alguém para viver essa experiência, e ela é inigualável.  Eu saí do Brasil uma pessoa, e vou voltar completamente diferente”, relata Amanda.

Além de todo crescimento e bagagem adquirida, Amanda também ressalta como a experiência a ajudou a criar coragem para enfrentar desafios cada vez maiores. “Hoje eu tenho a mente muito mais aberta aos desafios, graças a todas as culturas que eu tive a oportunidade de conhecer. Além disso eu estudei para criar projetos inovadores na engenharia. A junção dessas duas capacidades me permite trabalhar em qualquer país do mundo, na minha área de formação”, declara a jovem.

Agora, a estudante irá retornar para o Brasil, onde terminará seus estudos no IFSul. Assim, irá concluir sua dupla diplomação e entrar para a história dos Institutos Federais, se tornando de fato a segunda aluna duplo diplomada da rede.

O aluno Harrisson Aguirre, que diplomou-se ano passado na França, concluirá a Engenharia Mecânica no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense neste ano, tornando-se o 1° aluno Duplo Diplomado do IFSul e da Rede Federal no âmbito do Brafitec. Neste semestre, o programa está com seu maior número de alunos em intercâmbio no exterior, oito estudantes.