Equipes de Sapucaia conquistam primeiras posições no IFCODE
Segunda etapa da competição foi realizada no Câmpus na última sexta e sábado
Estudantes do curso Técnico em Informática do Câmpus Sapucaia conquistaram as primeiras colocações na segunda etapa do IFCODE, competição realizada no Câmpus Sapucaia na última sexta e sábado, dias 18 e 19 de outubro. Ao todo 138 alunos dos Câmpus Sapucaia do IFSul e Feliz e Vacaria, do IFRS, competiram nas modalidades Maratona e Hackathon.
A Maratona da Programação envolveu 33 equipes, que foram desafiadas a resolver dez problemas de algoritmos envolvendo conceitos avançados de computação como árvores, grafos e paradigmas de programação. A equipe "N² passa de boas”, do Câmpus Sapucaia, conquistou a primeira colocação, resolvendo nove dos dez problemas propostos. Em 2º lugar ficou a equipe "A Vingança”, do IFRS Vacaria, e em 3º lugar a equipe do IFSul Sapucaia "Fã Clube Rodrigo Remor”.
O professor Rodrigo Remor, coordenador do IFCODE em Sapucaia junto com os professores Alex Orozco e Maurício Escobar, atribui o resultado a um conjunto de ações que vem sendo desenvolvido com os estudantes do Técnico em Informática, que inclui cursos promovidos pelo professor Diego Pedro, participação dos alunos em torneios presenciais como a Olimpíada Brasileira de Informática e online como o Google Code Jam, Codeforces e Croatian Open Competition in Informatics.
Na modalidade Hackathon - que durou 30 horas ininterruptas - participaram 60 estudantes, divididos em doze equipes. As três primeiras colocadas são constituídas por alunos do Câmpus Sapucaia: em primeiro lugar ficou a equipe “Undefined", seguida da “Reggaeton” e, em terceiro, a equipe “1”. O alto desempenho dos estudantes de Sapucaia na modalidade é atribuído, na avaliação do professor Remor, à combinação entre a grade de disciplinas técnicas do curso, que está atualizada e alinhada às tecnologias emergentes que as empresas utilizam, e o grande número de estudantes estagiando em empresas na área de desenvolvimento de software, o que confere experiência aos competidores.
Redes Sociais