Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Nota à Comunidade Acadêmica

Nota à Comunidade Acadêmica

Nota da direção-geral do Câmpus Sapucaia sobre o dia 13 de agosto - Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação

• Publicado: Segunda, 12 de Agosto de 2019, 08h23
  • Última atualização em Quarta, 14 de Agosto de 2019, 09h22

Prezados servidores e estudantes do IFSUL Campus sapucaia do Sul,

Encaminho esta nota à Comunidade Acadêmica para orientar sobre movimento de Mobilização/Paralisação de servidores públicos, Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação, aprovado em Assembleia Geral do Sinasefe-IFSul e que conta com apoio da Adufrgs-Sindical, bem como pela liderança do Grêmio Estudantil do campus, que está programado para o dia 13 de agosto de 2019, portanto, nesta terça-feira, a qual poderá ter a adesão de servidores do Campus Sapucaia do Sul.

Inicialmente, reitero o posicionamento desta Direção do IFSUL/Câmpus Sapucaia do Sul em ser solidária a todas as reivindicações que objetivam melhorias no cenário da educação pública brasileira, incluindo-se dentre estas o aumento dos investimentos/recursos, a manutenção dos direitos trabalhistas e previdenciários da população brasileira, bem como, a valorização desta classe trabalhadora.

Frente ao cenário atual, saliento que até o momento o campus recebeu apenas 58% do orçamento anual e continua com 37,1% bloqueados,sendo que não há previsão alguma de receber o saldo de 4,9% para integralizar os 62,9% que o campus teria disponível. O bloqueio por si só já inviabiliza o funcionamento do campus, e a liberação do orçamento parcelada desta forma dificulta ainda mais a manutenção dos compromissos. Esta situação é igual em toda a Rede Federal.

Mantido este cenário, para além dos cortes já efetivados em investimentos e atividades que qualificam o ensino, pesquisa e extensão, teremos que cancelar total ou parcialmente contratos de serviços de terceiros (manutenção de máquinas e equipamentos) e outras atividades relacionadas ao funcionamento do campus, como recepção, portaria, limpeza, vigilância, fotocópias, manutenção geral, elétrica e mecânica, etc, o que efetivamente compromete o funcionamento do campus Sapucaia do Sul a partir de outubro.

Neste contexto, a Direção do Direção do IFSUL/Campus Sapucaia do Sul, busca respeitar a decisão das entidades sindicais atuantes no Campus pela representação dos servidores e, do mesmo modo, respeitar a decisão individual de cada servidor em aderir ou não a paralisação deste dia 13 de agosto.

Por ter esta postura democrática, participativa e comprometida com a Comunidade Acadêmica, a Direção do IFSUL/Campus Sapucaia do Sul informa à todos os estudantes, servidores e comunidade em geral, que nesta terça-feira, dia 13 de agosto, o Campus Sapucaia do Sul terá o funcionamento parcial de suas atividades de atendimento ao público, mediante a adesão ou não dos servidores de cada setor ao movimento de paralisação.

Solicitamos que os docentes que irão aderir ao movimento informem previamente suas turmas, para que as mesmas possam se organizar, bem como orientamos que os docentes que decidirem ministrar aulas nesta data para que não façam nenhuma atividade avaliativa.

Por fim, convidamos todos os servidores e estudantes, independente de adesão ou não as atividades de paralisação e mobilização, para que participem, junto com a Direção do Campus, da Sessão da Câmara de Vereadores de Sapucaia do Sul, nesta terça-feira, às 11h, onde será discutido uma Moção de Apoio ao IFSUL por esta instituição que representa os cidadãos do município. Esta moção tem valor simbólico e também é um instrumento de sensibilização a demais forças representativas da sociedade para que pressionem os governantes para que o orçamento do IFSUL seja disponibilizado em sua totalidade.

Contando com a compreensão de todos e de todas para com o exposto, envio cordiais saudações.

Atenciosamente,

Prof. Me. Mack Léo Pedroso