Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunos da Informática realizam parceria com instituição de suporte ao Alzheimer

Alunos da Informática realizam parceria com instituição de suporte ao Alzheimer

Câmpus está participando de campanha para arrecadação de fraldas geriátricas

• Publicado: Sexta, 09 de Agosto de 2019, 14h06
  • Última atualização em Segunda, 12 de Agosto de 2019, 15h28

Os estudantes do 4° ano do Curso Técnico em Informática Ananda de Moraes Lisboa e Lucas Soller da Silva estabeleceram uma parceria com a regional RS da Associação Brasileira de Alzheimer – Abraz, com o objetivo de realizar a coleta de dados para seu TCC. Como forma de retribuição, os estudantes se comprometeram a ajudar na campanha de arrecadação de fraldas geriátricas da Abraz. Foi colocado um posto de coleta no saguão do Câmpus e as doações serão destinadas a pessoas com Alzheimer que procuram a associação.

O projeto, intitulado “Brain Help -  utilizando chatbot e inteligência artificial no apoio a portadores de Alzheimer”, será o trabalho de conclusão de curso de Ananda e de Lucas, que têm como orientador o Professor Rodrigo Remor e como coordenador o Professor Maurício Escobar. Está sendo desenvolvido um aplicativo que auxilia pacientes nesta condição. Para melhor eficácia da plataforma está sendo feita uma coleta de dados, por meio de entrevistas e aplicação de questionários, assim foi estabelecida a parceria com a Abraz. A associação permitiu a  aplicação da pesquisa com responsáveis pela instituição, cuidadores e familiares de pessoas diagnosticadas com a doença.

O aplicativo disponibilizará exercícios cognitivos que ajudarão na redução dos sintomas do Alzheimer, bem como um chat automático e a possibilidade de inserção de informações pelos familiares, facilitando o acompanhamento médico.