Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Dimp seleciona estudantes

Dimp seleciona estudantes

Laboratório abre oportunidade para que alunos da Engenharia Mecânica usem a estrutura para desenvolver projetos

• Publicado: Segunda, 12 de Agosto de 2019, 15h52
  • Última atualização em Segunda, 12 de Agosto de 2019, 15h55

A equipe do Laboratório de Desenvolvimento Integrado de Materiais e Produtos (Dimp) está selecionando estudantes da Engenharia Mecânica para desenvolver projetos como pesquisador voluntário, estágio obrigatório ou trabalhos de conclusão de curso (TCC) usando a estrutura do laboratório. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail carmencalcagno@sapucaia.ifsul.edu.br, citando no assunto o Projeto DECIFRA.

Para participar é preciso ter conhecimento de desenho computacional, ser pró-ativo e ter uma dedicação semanal, mínima, de 12 horas (preferencialmente, três tardes). Os trabalhos devem estar relacionados com os temas citados a seguir, que derivam de estudos já em andamento no Dimp, especialmente o projeto Decifra - Desenvolvimento de itens táteis, desenvolvido em colaboração com os professores Durval De Barba e Eduardo Milke.

O Decifra prevê o desenvolvimento de itens de sinalização utilizando-se resíduo de papel em composição com amido, que é um polímero de fonte renovável e biodegradável. No último ano dois TCCs foram elaborados com este enfoque, pelas agora engenheiras Raquel Rosa de Souza e Daniela Oliveira Raupp. "Nessa nova etapa de trabalho, diferentes moldes precisam ser desenvolvidos e aprimorados, bem como, os processos de fabricação dos itens táteis”, explica a coordenadora do Dimp, professora Carmen Calcagno.

Opções de temas:

- Desenvolvimento de moldes de corte por impressão 3D para fabricação de imagens vazadas;

- Desenvolvimento de moldes de estampagem por impressão 3D para fabricação texto em alto relevo;

- Desenvolvimento de moldes de estampagem por impressão 3D para fabricação de superfícies texturizadas;

- Adaptação de impressora 3D para criar ambiente com temperatura controlada;

- Adaptação e montagem de medidores de energia elétrica para aquisição de dados do processo de impressão 3D (via arduíno).