Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Lago do Câmpus terá implantação de sistema ecológico para tratamento da água

Lago do Câmpus terá implantação de sistema ecológico para tratamento da água

Curso Técnico em Mecânica e NUGAI desenvolvem projeto de limpeza do lago

• Publicado: Segunda, 12 de Agosto de 2019, 16h12
  • Última atualização em Segunda, 12 de Agosto de 2019, 16h30

O lago do Câmpus possui uma população de 14 patos e as substâncias orgânicas geradas por eles acabam prejudicando a qualidade da água. A fim de melhorar as condições ambientais do local  está sendo desenvolvido um projeto para o tratamento da água, através da implantação de um  sistema ecológico utilizando plantas subaquáticas.

O projeto foi elaborado pelas professoras Maria Helena Polgati Moreira, Lacina Maria Freitas Teixeira e Daniela Gervazoni Viana juntamente com seus alunos do 1° ano do Curso Técnico em Mecânica, Diogo Wagner, Nicolas Linck e Paulo Victor Hertz e com o auxílio do Núcleo de Gestão Ambiental Integrada - Nugai.

Segundo a Professora Maria Helena a iniciativa tem como um de seus objetivos “Revalorizar o ambiente escolar com melhorias nas condições ambientais do lago do Câmpus em relação ao paisagismo e à qualidade da água”. Para realização do processo ocorrerá a verificação de parâmetros da qualidade da água através de análises químicas e a disposição de plantas aquáticas em uma área do lago para que se observe a alteração da água.

O projeto conta com a parceria do Jardim Botânico de Porto Alegre, responsável pela doação de amostras de plantas aquáticas e dois peixes cascudos que foram colocados no lago. No caso de crescimento excessivo das plantas aquáticas será feito o manejo através da compostagem e o produto final desta será utilizado como fertilizante para a vegetação.

Para a professora Maria Helena um bom resultado para o projeto seria “a criação de um ambiente que sirva como um local de lazer e um centro de educação ambiental para a comunidade escolar, integrando os estudantes com a natureza, através da conscientização de responsabilidade ambiental e social.”.