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Câmpus Sapucaia é a 5º escola do país em número de inscritos para OBI

Estudantes participaram da Olimpíada Brasileira de Informática no último dia 30

  • Publicado: Terça, 04 de Junho de 2019, 12h38
  • Última atualização em Terça, 04 de Junho de 2019, 12h46

Com 177 estudantes inscritos, o Câmpus Sapucaia do IFSul foi a quinta escola do Brasil em número de participantes na primeira fase da XXI Olimpíada Brasileira de Informática. As provas desta fase local foram aplicadas em todo o país no último dia 30 de maio, com o intuito de despertar o interesse para a ciência da computação por meio de um desafio que estimula a engenhosidade e o raciocínio. As provas da fase estadual ocorrerão em agosto deste ano.

A OBI é voltada para alunos do ensino fundamental, médio e superior. O Câmpus Sapucaia contou com representantes em três categorias: 79 participaram do Nível 1, destinado a alunos até o 1º ano do ensino médio; 84 inscreveram-se no Nível 2, até o 3º ano do ensino médio; e 11 estudantes competiram no Nível Sênior, para alunos do 4º ano do ensino técnico ou 1º ano do superior. 

No Rio Grande do Sul, o 6º estado com maior número de inscritos do país, as provas foram realizadas em 36 escolas, por mais 500 participantes. Destes, 177 eram oriundos do Câmpus Sapucaia, o que representa 35% do total de inscrições no Estado, e um crescimento de 253% em relação ao ano passado, quando 70 estudantes participaram.

“No ano de 2018 tivemos um aluno que recebeu Honra ao Mérito tendo a 2ª melhor nota entre todos os concorrentes da região sul do país, a 2ª maior entre estudantes de Institutos Federais do Brasil, e foi o 26º do país em sua categoria, ficando na frente de alunos do ITA, USP e Unicamp", conta o professor Rodrigo Remor, um dos responsáveis pela aplicação da OBI no IFSul este ano, junto com os professores Diego Pedro da Silva e Alex Orozco. 

Com o intuito de ampliar os resultados positivos dos estudantes do Câmpus na competição, desde 2018 o professor Diego Pedro promove treinamentos em programação competitiva. Ele destaca que estes encontros são necessários considerando-se que a Olimpíada exige um conteúdo mais aprofundado do que o ministrado regularmente ao longo do curso. “E a participação nestas competições é importante para que os alunos desenvolvam a capacidade de raciocínio voltado à resolução de problemas. Várias empresas grandes, durante seus processos de seleção, passam problemas para os candidatos resolvem, então esta habilidade será importante para o ingresso deles. Conhecimento aprofundado de algoritmos também será um diferencial relevante para o mercado de trabalho”, analisa. 

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