Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Professores do IFSul publicam livro técnico na área do Plásticos
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Professores do IFSul publicam livro técnico na área do Plásticos

Os docentes Carmen Calcagno e Ênio Fagundes lançam a obra na tarde desta quinta-feira no Câmpus

  • Publicado: Quinta, 06 de Junho de 2019, 10h27
  • Última atualização em Quinta, 06 de Junho de 2019, 11h28

Foi pensando na demanda dos estudantes por um material didático nacional adequado para o nível médio técnico da área do Plásticos que os professores Ênio César Fagundes e Carmen Calcagno aceitaram o desafio proposto pela editora LT de escrever um livro. Intitulada Plásticos, a publicação será lançada oficialmente às 15h desta quinta-feira (06), no auditório da escola. 

Para chegar até este momento, entretanto, os autores percorreram um longo processo, que começou em 2013, quando receberam o primeiro contato da editora. Desde então desenvolveram textos, selecionaram imagens e trabalharam em melhorias em conjunto com a editora, até finalmente chegarem a publicação do livro, em 2018. Há cerca de um mês a obra foi finalmente disponibilizada para venda, no site da LT, e Ênio e Carmem doaram dez exemplares para o Câmpus Sapucaia, que em breve estarão disponíveis para consulta pelos estudantes, na Biblioteca. 

O livro Plásticos aborda a classificação de polímeros, propriedades mecânicas e térmicas, processamento e reciclagem, de forma didática e ilustrada. “A maior parte da bibliografia nesta área é estrangeira e voltada para nível superior, imaginamos que seria uma forma de produzir conhecimento nacional em nível técnico”, conta Ênio.

Na avaliação do diretor-geral do Câmpus, Mack Léo Pedroso, a produção deste livro mostra que a prática docente nos institutos federais vai muito além do ensino em sala de aula. "Demonstra o empenho e a capacidade  de pesquisa e produção acadêmica de materiais de qualidade na rede federal, que servirão de suporte aos mais diferentes cursos da área", exalta.

Apesar de ter sido elaborado a partir das demandas dos estudantes do curso Técnico em Plásticos do Câmpus Sapucaia, a publicação poderá auxiliar também alunos de outros cursos de nível médio técnico. "Na área da indústria, por exemplo, vários cursos estudam a parte de materiais. Então acreditamos que o livro pode contribuir, já que traz informações sobre um dos materiais estudados, o Plásticos”, destaca Carmen. 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página