Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul e Feevale firmam protocolo de cooperação

IFSul e Feevale firmam protocolo de cooperação

Parceria permitirá desenvolvimento conjunto entre estudantes e docentes de projetos de pesquisa, ensino e extensão

• Publicado: Quarta, 29 de Mai de 2019, 12h17
  • Última atualização em Quarta, 29 de Mai de 2019, 15h50

O estudante de Engenharia Mecânica do Câmpus Sapucaia, Bernardo Waszak, está realizando seu Trabalho de Conclusão de Curso na área de tratamentos térmicos. Para viabilizar sua pesquisa, entretanto, ele precisa de equipamentos que o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) não possui, mas que estão disponíveis no Laboratório de Caracterização de Materiais da Universidade Feevale. Estudantes como Bernardo serão os principais beneficiados pelo protocolo firmado na última semana pelos reitores de ambas as instituições, com o intuito de promover a cooperação e o intercâmbio técnico-científico e cultural.

O primeiro termo aditivo ao protocolo prevê o intercâmbio de estudantes para participação em programas de iniciação científica. Significa que eles poderão integrar-se a iniciativas na escola parceira na modalidade “acadêmico de iniciação científica não-remunerado externo”, dedicando de 12 a 16 horas semanais às atividades, por até um ano, sob orientação de um professor, assim como realizar publicações conjuntas em congressos e revistas científicas.

A iniciativa do acordo surgiu a partir de uma demanda identificada pelo professor da Engenharia Mecânica do IFSul, Pedro Hernandez Júnior, e pela professora da pós-graduação em Tecnologia dos Materiais e da graduação em Engenharia Mecânica da Feevale, Claudia Trindade de Oliveira. Agora, com o acordo firmado, ele poderá beneficiar estudantes dos diferentes níveis de ensino e Câmpus do IFSul e da Feevale.

“A possibilidade de interação com outra instituição de ensino superior gera múltiplas vantagens, como a utilização comum de laboratórios, a interação entre os docentes, em projetos de pesquisa, bem como a possibilidade de intercâmbio de estudantes para iniciação científica", analisa Pedro. Ele orienta que alunos interessados devem procurar um professor do IFSul, para que este faça a ponte entre as duas instituições.

Estudante de Engenharia, Bernardo desenvolve teu TCC com apoio da FeevaleBernardo revela que, sem o apoio da Feevale, sua pesquisa teria resultados bastante deficientes ou até mesmo inconsistentes, e destaca a relevância desta parceria. “A Feevale apresenta uma estrutura física excelente, além de profissionais capacitados, o que contribui muito para a troca de experiências e conhecimentos entre as duas instituições, trazendo somente benefícios, para ambas”, diz.