Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Adida cultural francesa visita Câmpus

Adida cultural francesa visita Câmpus

Direção e representante do Consulado analisaram execução do Programa de Leitores Franceses

• Publicado: Quinta, 04 de Abril de 2019, 08h15
  • Última atualização em Quinta, 04 de Abril de 2019, 11h28

As ações de cooperação voltadas ao ensino do idioma francês e ao intercâmbio cultural entre Brasil e França estiveram na pauta da reunião desta quarta-feira entre a direção do Câmpus Sapucaia e a adida de cooperação para o francês do Consulado Geral da França em São Paulo, Louise Roudil. Louise analisou junto com o diretor-geral, Mack Léo Pedroso, a execução do Programa de Leitores Franceses no Câmpus, viabilizado pelo parceria entre o Conif e a Embaixada Francesa.

Desde 2016 o programa tem promovido aulas gratuitas de francês, ofertadas tanto para estudantes e servidores quanto para a comunidade externa. Neste período quatro professores franceses já passaram pelo Câmpus - até a metade deste ano é o professor David Quintin, natural da cidade de Brest, quem ministra aulas em Sapucaia.

A iniciativa contribui para viabilizar a participação dos estudantes de Engenharia Mecânica no Programa de Cooperação Franco-Brasileira no âmbito da Formação de Engenheiros (Capes/Brafitec), por meio do qual eles estudam parte do curso em instituições francesas - durante a seleção é preciso comprovar nível básico de conhecimento no idioma. Nove alunos de Sapucaia já participaram do intercâmbio, sendo que um deles conquistou a dupla diplomação. Outros dois estão agora no país, uma delas também a caminho de conquistar a dupla diplomação.

O diretor Mack Léo conta que durante a reunião foi exaltada a intenção do Câmpus de renovar o programa. “É uma parceria extremamente positiva que desejamos manter. Nos permite ofertar esta oportunidade cultural e de aprendizado no Câmpus, e também efetivar esta internacionalização pelo Brafitec”, analisa. Ele destaca que foi levantada também a ideia de promoção de intercâmbios entre estudantes de nível médio técnico, possibilidade que será agora avaliada.