Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes dos primeiros anos apresentam obras inspiradas em seus sonhos
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Estudantes dos primeiros anos apresentam obras inspiradas em seus sonhos

Exposição fica na Sala de Artes até sexta-feira

  • Publicado: Terça, 04 de Dezembro de 2018, 14h14
  • Última atualização em Terça, 04 de Dezembro de 2018, 14h59

Sonhos podem servir de força motriz ao processo criativo? Os alunos dos primeiros anos dos cursos técnicos integrados do Câmpus Sapucaia provam que sim, com a exposição Podem ser Apenas Sonhos, na qual apresentam pinturas inspiradas em enredos imaginados enquanto dormiam. As obras podem ser conferidas até sexta-feira, dia 07, na Sala de Artes e Eventos. 

A proposta da exposição surgiu como exercício de aula de artes, ministrada pela professora Taila Idzi, enquanto as turmas estudavam o Surrealismo. “Cada uma dessas pinturas remete a um universo de imagens escondido nas mentes de nossos jovens artistas: tudo o que lemos, ouvimos, bem como os filmes que assistimos fornecem material para os sonhos. Por esse motivo, essa exposição é também um passeio pela cultura visual dos nossos jovens e nos fornece pistas de como essa cultura é compreendida e processada por eles”, analisa Taila.

 

Confira o que conta a professora Taila sobre a relação entre arte e os sonhos:

O universo onírico inspirou muitas obras na história da arte, como por exemplo, filmes como A Origem, de Christopher Nolan, que conta a história de um ladrão de informações que viajava através dos sonhos. Keith Richards compôs I can’t get no satisfaction logo após ter sonhado com um trecho da música. Quando acordou, gravou o que havia sonhado e voltou a dormir. Let it be e Yesterday, dos Beatles, também foram inspiradas em sonhos. A primeira, por exemplo, surgiu quando Paul McCartney sonhou com sua mãe lhe dizendo “deixe estar”. Livros como Frankenstein e O Médico e o Monstro também surgiram a partir de sonhos. A autora do primeiro, Mary Sheley, tirou o enredo de um pesadelo que teve. Já o autor do segundo, tinha o curioso hábito de anotar tudo que sonhava. E foi sonhando que Stevenson finalmente obteve um bom enredo para o livro que tinha em mente. 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página