Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Evento artístico aborda protagonismo negro no Estado

Evento artístico aborda protagonismo negro no Estado

Manifesto Porongos vai desconstruir e fazer reconsiderações sobre a história negra

• Publicado: Sexta, 09 de Novembro de 2018, 12h01
  • Última atualização em Sexta, 09 de Novembro de 2018, 12h13

Um evento artístico promete unir música, dança, teatro e cinema com o intuito de tematizar o protagonismo negro no Rio Grande do Sul. Promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) o Manifesto Porongos: desconstruções e reconsiderações da história negra vai acontecer no auditório do Câmpus Sapucaia na próxima terça-feira, 13 de novembro, nos turnos manhã e tarde, das 8h15min às 9h45min e das 14h15min às 15h45, respectivamente.

O auditório será palco de apresentações como a do grupo de rap Rafuagi, teatro discente, canto pela professora Renata Carvalho, bem como apresentações de dança e cinema, todas tendo como foco o protagonismo negro no Rio Grande do Sul. “O nosso papel como cidadãos é de tematizar as questões das desigualdade sociais e estruturais. Eventos como esse são importantes para uma educação emancipadora e crítica”, explicam as organizadoras, Renata Carvalho e Aline Castro.

O evento é alusivo às reflexões ao dia da consciência negra, que acontece em 20 de novembro, e atende aos pressupostos das Leis 10.639/08 e 11.645/08. A iniciativa é dirigida especialmente aos estudantes de Eventos, Informática e Plásticos, mas a participação é aberta à toda a comunidade acadêmica e externa. Para quem for de fora do IFSul e tiver interesse em assistir as apresentações, basta apresentar o documento de identidade na entrada do instituto e se encaminhar ao auditório. A entrada é gratuita.