Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul seleciona estudantes de Engenharia para intercâmbio na França

IFSul seleciona estudantes de Engenharia para intercâmbio na França

Inscrições para programa Brafitec devem ser realizadas até a próxima quinta-feira (12)

• Publicado: Terça, 10 de Abril de 2018, 15h35
  • Última atualização em Terça, 10 de Abril de 2018, 16h29

Estudantes de engenharia mecânica, engenharia elétrica e engenharia química do IFSul já podem preparar a documentação: estão abertas, até quinta-feira (12), as inscrições para o Programa de Cooperação Franco-Brasileira na Formação de Engenheiros (Capes/Brafitec). A seleção contempla três vagas para alunos do IFSul.

>>> CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O EDITAL COM AS INFORMAÇÕES OFICIAIS DA SELEÇÃO

Com partida prevista para setembro, o intercâmbio acadêmico será de um ano. O programa de estudos, de dois semestres acadêmicos, deverá abranger realização de disciplinas e, eventualmente, também estágio em empresa ou laboratório de pesquisa. As escolas francesas participantes do programa são a École des Mines d’Alès, que receberá estudantes dos cursos de engenharia elétrica e engenharia mecânica, e a Sigma Clermont, que poderá receber estudantes da engenharia elétrica, engenharia mecânica e engenharia química.

Inscrições e seleção

Para se inscrever, os interessados devem enviar para o e-mail dai@ifsul.edu.br, até o dia 12 de abril, todos os documentos especificados no edital em formato PDF. A seleção dos estudantes será feita com base no desempenho acadêmico (70 pontos), curriculum vitae (5 pontos), entrevistas (20 pontos) e carta de motivação, em francês, sobre a importância do intercâmbio no projeto profissional do candidato (5 pontos).

Benefícios - Os alunos selecionados contarão com bolsa no exterior de € 870,00 por mês, um auxílio instalação de € 1.300,00 pagos em parcela única, seguro-saúde de € 90,00 por mês e auxílio deslocamento de € 2.510,00 para pagamento da passagem de ida e volta.

Brafitec no Câmpus Sapucaia

Nos últimos quatro anos, nove alunos  do curso de Engenharia Mecânica do Câmpus Sapucaia participaram de intercâmbio na França pelo Brafitec, e um francês foi recebido em Sapucaia.

Hoje três estudantes do Câmpus estão naquele país: o aluno Emerson Souza retorna no final deste semestre, após um ano de estudos, enquanto a aluna Amanda Benar, que conclui o primeiro ano ao final deste semestre, ficará na França cursando o segundo ano para obter dupla diplomação em 2019. Já o acadêmico Harrisson Aguirre conclui este semestre seus estudos na Europa, e deverá receber no segundo semestre deste ano o título de Engenheiro no Sigma Clermont. Em 2019 ele retorna a Sapucaia para concluir o curso também no IFSul, devendo assim ser o primeiro aluno do Instituto a receber o duplo Diploma de Engenharia pelo Brafitec.

O coordenador do Programa no IFSul, Pedro Hernandez Junior, atribui estas conquistas a um trabalho conjunto entre gestores, servidores e estudantes da instituição. "São méritos, principalmente, dos nossos alunos. Recebemos alunos com muito potencial em nosso Câmpus, e cabe a nós descobrirmos como auxiliá-los a brilharem", ressalta.