Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão

  • Publicado: Quinta, 23 de Janeiro de 2020, 16h55
  • Última atualização em Segunda, 08 de Agosto de 2022, 09h54

 

O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) é uma instituição de ensino, pesquisa e extensão. No Câmpus Sapucaia estes três pilares são amparados por uma série de eventos e projetos. Conheça mais: 

 

Projetos de Ensino

 

Acompanhamento e orientação de turmas: ações conjuntas entre professores regentes e Coordenadoria Pedagógica

Coordenadoras: Aline Tamires Kroetz Ayres Castro e Camila Besold

Por compreender que os estudantes precisam constantemente de espaços seguros de escuta e acolhimento, desde 2019 a instituição vem trabalhando com a identificação de questões que possam ser causadoras de ansiedade e outras patologias de cunho emocional e/ou prejudicar a aprendizagem escolar. Identificamos a necessidade de ampliar e fortalecer os vínculos entre a Coordenação Pedagógica e os professores regentes de turma, valorizando e qualificando a sua atuação neste papel junto às turmas em que são escolhidos. Este projeto de ensino visa sistematizar ações pedagógicas de acompanhamento das turmas de Ensino Médio Integrado, desenvolvidas em parceria pelos professores regentes e pela Coordenadoria Pedagógica do Campus Sapucaia do Sul, buscando trazer benefícios de ordem emocional, organizacional, social e acadêmica aos estudantes.

 

Projeto piloto para a validação do Programa Educacional LIFE - Laboratório de Inovação, Futuro e Empreendedorismo

Coordenadoras: Márcia Cristiane Vaclavik e Bianca de Oliveira Ruskowski

O Programa educacional LIFE - Laboratório de Inovação, Futuro e Empreendedorismo visa, por meio de metodologias ativas e do ensino maker, desenvolver, nos estudantes, habilidades ligadas ao empreendedorismo e ao trabalho em equipe, propondo, paralelamente, o engajamento do corpo discente e docente na resolução de problemas que afligem a comunidade acadêmica.

Ambiente Virtual do Departamento de Ensino, do Câmpus Sapucaia do Sul

Coordenadoras: Vanessa Logue Dias e Fabiana Centeno

O projeto Ambiente Virtual do SS-DEPEN é uma iniciativa institucional com finalidade de facilitar o acesso a publicações relacionadas a ações e projetos de ensino desenvolvidos no Câmpus Sapucaia do Sul. Em síntese, facilitará o acesso de informações como: horários, planos de ensino, tutoriais, formulários, documentos importantes, atestados e certificados de participação em projetos. A ação contará com a colaboração de servidores e estudantes vinculados ao SS-DEPEN.

Ações de Integração

Coordenador: Guilherme Reichwald Junior

O projeto presente, denominado Ações de Integração, é a elaboração e execução de três eventos propostos para a interação e integração dos alunos e alunas do IFSUL — Campus Sapucaia do Sul. Propomos a realização de três eventos, sendo eles: um brechó; um sopão; e uma integração dos cursos técnicos.

Biblioteque-se: o podcast na Biblioteca

Coordenadoras: Vanessa Levatti Biff e Shelley do Nascimento de Campos Polycarpo

Com intuito de aproximar a biblioteca da comunidade acadêmica, este projeto busca  apresentar temas do universo da leitura e da biblioteca, de forma leve e descontraída, através da produção, edição e divulgação de um podcast. Espera-se que por meio deste projeto ocorra a inserção dos alunos ao uso de tecnologias de informação e comunicação, contribuindo no incentivo à leitura, na promoção do acervo disponível na biblioteca (físico e digital) e no estímulo ao uso da infraestrutura e dos serviços e produtos por ela prestados. 

Atendimento Educacional Especializado - Sapucaia 2022

Coordenadora: Renata Porcher Scherer

O objetivo do presente projeto consiste em operacionalizar a oferta do Atendimento Educacional Especializado no IFSul no câmpus de Sapucaia. Ele encontra-se dividido em três etapas. A primeira consiste no diálogo com as famílias dos estudantes com necessidades específicas para construção do Plano de Atendimento Educacional Especializado de cada estudante. A segunda etapa consiste na avaliação e atendimento dos estudantes com base nas suas especificidades educacionais. Na terceira e última etapa serão oferecidas orientações aos docentes acerca das necessidades dos estudantes objetivando qualificar a sua atuação pedagógica. 

 

Visite - Campus Sapucaia do Sul

Coordenadora: Patrícia Hammes Strelow

O projeto de Ensino Visite vai promover tours de apresentação do Câmpus Sapucaia guiados pelos próprios estudantes do IF, a membros da comunidade externa, em especial a pais e estudantes que almejam ingressar nos cursos técnicos integrados ao ensino médio da instituição.

Laboratório de Acessibilidade Textual - 2ª edição

Coordenadora: Veronica Pasqualin Machado

Uma informação só estará acessível se for fácil de entender. Dessa forma, o projeto Laboratório de Acessibilidade Textual - 2ª edição visa adaptar textos de divulgação e textos institucionais para promover a acessibilidade comunicacional da instituição, com uso da descrição, da audiodescrição, da legendagem, a fim de melhorar os processos educativos e os índices de sucesso escolar.

Ambiente virtual do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, do IFSul - câmpus Sapucaia do Sul

Coordenador: Alex Mulattieri Suarez Orozco

Este projeto visa proporcionar à comunidade acadêmica do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, do IFSul - câmpus Sapucaia do Sul, um ambiente virtual do curso, a fim dos estudantes e servidores do curso poderem interagir virtualmente, realizarem atividades de monitorias e atendimentos individualizados, divulgarem notícias sobre o curso, oportunidades de estágios e empregos na área do curso, além da alta disponibilidade de acesso à coordenação de curso.

Coral Juvenil do câmpus Sapucaia

Coordenadora: Carolina Soares da Silva

O canto coral é um elemento importante na formação de crianças e jovens, fomentando a criatividade e o sentido de sistematização de saberes (concentração e disciplina intelectual). Assim, contribui para a formação mais ampla/complexa das pessoas, além da socialização e do desenvolvimento do potencial vocal e musical existente em cada indivíduo. A atividade coral, por ser um trabalho em grupo, envolve muitas pessoas da comunidade do câmpus, promove a pluralidade cultural, propicia o crescimento individual e do grupo, sendo uma atividade transformadora da sociedade em prol da Cidadania Cultural.

 3º IFChess

Coordenadores: Maurício dos Santos e Marcelio Adriano Diogo

O projeto 3º IFChess consiste num torneio de Xadrez entre os estudantes e servidores do IFSul, tanto do câmpus Sapucaia do Sul como de outros campi do instituto. O evento congrega os adeptos do jogo numa competição no modelo suíço com 5 rodadas com limite de 30 vagas, em ambos os naipes (masculino e feminino), estimulando os competidores a estudar e praticar o Xadrez.

Monitorias 2022

Coordenadoras: Vanessa Logue Dias e Fabiana Centeno Fagundes

O projeto Monitoria 2022 é uma ação institucional no eixo de combate à evasão e repetência que visa dar suporte em diversas disciplinas para estudantes com dificuldades de aprendizagem. A ação conta com docentes orientadoras/es para possibilitar apoio a monitores e monitoras selecionados entre as/os discentes da instituição, sendo que essas/es oferecem horários de atendimento diversificados para atender as dúvidas do público alvo.

Clube de Robótica

Coordenador: Roberto Maurício Bokowski Sobrinho

O projeto se destina a utilizar os equipamentos robóticos disponíveis no campus para desenvolver diversas soluções. O projeto será desenvolvido no turno da manhã, as terças-feiras, das 9h as 12h na sala de robótica.

Projeto Integrador - Revitalização parcial do espaço de convivência do saguão do complexo “Pétala”

Coordenadora: Marineiva Teresinha de Melo Manganeli

O Projeto Integrador será desenvolvido pelas disciplinas de Iniciação à Formação Profissional, Relações Humanas nas Organizações, Língua Portuguesa e Literatura I e Informática I com os estudantes da turma 1H/2022-1 do Curso Técnico em Administração – modalidade EJA do Instituto Federal Sul-rio-grandense, Câmpus de Sapucaia do Sul. O projeto tem como objetivo principal desenvolver uma proposta de ação interdisciplinar na formação de habilidades e competências que buscam o desenvolvimento do potencial humano, científico e técnico dos estudantes. Para que este propósito se consolide, se propõe desenvolver uma ação interna no campus para revitalização parcial do espaço de convivência do saguão do complexo denominado “Pétala”. A revitalização proposta prevê a colocação de móveis, como mesas e bancos, a partir de estruturas reutilizadas (como pallets e carreteis de fios). A data de realização da atividade está prevista entre os meses de agosto e outubro.

Projeto Integrador - Ação solidária para crianças recém-nascidas

Coordenadora: Marineiva Teresinha de Melo Manganeli

O Projeto Integrador será desenvolvido pelas disciplinas de Iniciação à Formação Profissional, Relações Humanas nas Organizações, Língua Portuguesa e Literatura I e Informática I com os estudantes da turma 1H/2022-1 do Curso Técnico em Administração – Modalidade EJA-EPT do Instituto Federal Sul-rio-grandense, câmpus de Sapucaia do Sul. O projeto tem como objetivo principal desenvolver uma proposta de ação interdisciplinar na formação de habilidades e competências que buscam o desenvolvimento do potencial humano, científico e técnico dos estudantes. Para que este propósito se consolide, se propõe desenvolver uma ação solidária para crianças recém-nascidas em situação de vulnerabilidade social. A ação proposta prevê a confecção de um kit maternidade com manta, roupas, fraldas, mamadeiras, etc. que serão entregues no Hospital Getúlio Vargas no município de Sapucaia do Sul. A data de realização da atividade está prevista entre os meses de julho e outubro.

DECIFRA - Desenvolvimento de produtos ambientalmente amigáveis
Coordenadora: Carmen Iara Walter Calcagno
A geração e destinação de resíduos são temas que requerem reflexão e a proposição de alternativas. Nesse contexto, esse projeto se propõe a desenvolver produtos e processos, com características sustentáveis, usando materiais biodegradáveis de fonte renovável, em composição (ou não) com resíduos. Ao final espera-se compartilhar os aprendizados desenvolvidos por meio de textos e vídeos.

Clube do Violão
Coordenador: Marcelio Adriano Diogo
O projeto Clube do Violão visa oportunizar práticas musicais a estudantes do campus. Em encontros semanais, oferece a oportunidade de aprender ou desenvolver a habilidade musical nesse instrumento a partir do ensino individual e da prática em grupo.

Ciclo de palestras de Gestão Ambiental - Nugai
Coordenador: Alessandro Alves Soares
O presente projeto consiste em promover dois momentos de palestra, ligados a disciplina de Elementos de Gestão Ambiental, do segundo semestre do curso de Engenharia Mecânica. Os assuntos serão: Licenciamento Ambiental e as novas regras que compõe o "auto licenciamento" e Economia Circular.
O ciclo de palestras ocorrerá nos dias 11 e 18 de agosto de 2022, com início previsto para às 19:00 e término às 20:30. As palestrantes são profissionais externas convidadas, para o dia 11 a convidada é a Advogada Princella Saugo Moura, e para o dia 18 a convidada é a Prof. Dra. Istefani Carísio de Paula da Eng. de Produção da UFRGS.

 

Projetos de Extensão

IFCOMIC

Evento multitemático baseado em quadrinhos, animes e games. Durante um final de semana por ano, milhares de visitantes, grande parte dos quais caracterizados como seus personagens preferidos, participam da programação que inclui torneios, salas temáticas, estandes e apresentações de KPOP. Saiba mais

SEDINETEC

O Seminário de Educação Inclusiva no Ensino Médio e Técnico do IFSul é um espaço de discussão e partilha de saberes e experiências docentes e acadêmicas a respeito da educação inclusiva no ensino médio e técnico. Tem o objetivo de promover reflexões frente aos desafios e necessidades que emergem da implantação da Política de Inclusão e Acessibilidade do IFSul e do Estatuto da Pessoa com Deficiência através de palestras, apresentação de pôsteres, comunicações orais e mesas redondas. Saiba mais.

IFCODE

O IFCODE é um evento promovido pelo IFSul e pelo IFRS com o intuito de incentivar e proporcionar aos alunos de tecnologia da informação o desenvolvimento de habilidades de programação e criatividade. O evento se divide em duas modalidades: Hackathon e Maratona.  Saiba mais

IFOMAT

Olimpíada de Matemática do IFSul, competição que procura estimular o raciocínio lógico e ampliar os conhecimentos matemáticos de estudantes de ensino fundamental, médio e técnico. Os participantes, divididos por série de ensino, precisam solucionar 14 problemas, voltados para o raciocínio lógico. Podem resolver individualmente ou em duplas. Saiba mais

SABERTEC

A Mostra de Educação, Ciência, Linguagem e Tecnologia (Sabertec) contempla a exibição de projetos de estudantes de escolas públicas e privadas de Sapucaia e região. Busca criar e desenvolver situações e espaços para o compartilhamento das diferentes formas de construção dos saberes, com o intuito de incentivar a investigação científica e o fomento artístico cultural, compreendidos como agentes de transformação da sociedade. 

ENCONTRO DE ARTE, CULTURA E CIDADANIA

Realizado em paralelo ao Sabertec, o Encontro de Arte, Cultura e Cidadania abre espaço para promover a exposição de obras de jovens artistas, de 10 a 28 anos de idade. Saiba mais. 

ALÇANDO VOO

Desde 2014 o projeto Alçando Voo busca promover o debate sobre o mundo do trabalho, as oportunidades de continuação dos estudos e a educação profissional entre estudantes do 9º ano da rede pública de ensino e educadores que trabalham com estes jovens. Para isso desenvolve iniciativas voltadas à formação de professores e demais servidores, para mediarem este debate, e a recepção de estudantes no instituto, de forma a apresentar os cursos técnicos do Câmpus como uma alternativa de formação qualificada. Saiba mais. 

PORTAS ABERTAS

Evento que integra o projeto de extensão Alçando Voo e promove, ao longo de três dias, visitas de estudantes de 9º ano da rede pública de ensino de Sapucaia e municípios da região ao Câmpus. Além de conhecer as dependências da instituição os estudantes recebem mais informações sobre as opções de cursos disponíveis e o funcionamento do processo seletivo.Saiba mais. 

PODCAST DO IF

O Podcast do IF tem como objetivo geral proporcionar a divulgação científica, tecnológica e acadêmica do Câmpus Sapucaia do Sul para a comunidade do Vale dos Sinos. Desde 2019, foram produzidos mais de 20 episódios sobre inúmeros assuntos, com a participação de estudantes, educadoras e educadores. Para escutar, basta acessar a página www.anchor.fm/podcastdoif ou pesquisar em qualquer agregador de podcast.

APROVE IFSUL

Projeto de extensão que promove encontros de revisão de conhecimentos do ensino fundamental com estudantes de escolas públicas, com o objetivo de prepará-los para prova de seleção para os cursos técnicos integrados ao ensino médio do Câmpus Sapucaia do Sul do IFSul. 

INOVTEC

O Seminário de Inovação e Tecnologia do IFSul (Inovtec) reúne profissionais do mercado, pesquisadores, docentes, alunos de graduação e pós-graduação, em um espaço qualificado de troca de informações sobre tecnologias e inovações em pesquisa no meio acadêmico, social e industrial. Também inclui em sua programação palestras, apresentações de artigos técnicos, paineis e minicursos  voltados à inovação científica e tecnológica. Saiba mais.

QUI TRI

O projeto Qui Tri - Compartilhando Química tem como objetivo demonstrar experiências químicas em turmas de 9º ano de escolas públicas de Sapucaia. O projeto leva até a escola todo material necessário para a realização das experiências. Escolas interessadas em receber o projeto podem enviar e-mail para ticianetaflick@sapucaia.ifsul.edu.br.

PROGRAMA IF MAIS EMPREENDEDOR NACIONAL

O Câmpus Sapucaia do Sul participa do Programa IF Mais Empreendedor Nacional, que consiste em ações voltadas ao atendimento, apoio e orientação a Micro e Pequenos Empreendedores (MPEs) e aos Empreendedores Individuais, por meio de ações de remodelagem de negócios que foram afetados negativamente pela Pandemia da Covid-19.  

 

Projetos de Pesquisa 

Vigência: 01/08/2021 a 31/08/2022

Observatório da Educação Profissional do IFSul. Coordenadora: Maria Raquel Caetano. Vigência: 

Escore de Evasão do Ensino Médio à Pós-graduação. Coordenadora: Claudia Ciceri Cesa. 

Particulados cerâmicos para o setor de petróleo e gás. Coordenadora: Carmen Iara Walter Calcagno. 

Soldagem por Friction Stir Welding (FSW) em Ligas de Alumínio. Coordenador: Pedro Carlos Hernandez Junior

Análise comparativa da subordinação na lógica aristotélica e na lógica contemporânea. Coordenador: Evandro Carlos Godoy

Módulo didático de medição de deflexão e sua validação experimental. Coordenador: Tomaz Fantin de Souza.

AudioSeg - Detector e Localizador de eventos sonoros. Coordenador: Roberto Mauricio Bokowski Sobrinho

Manual de Leitura Fácil. Coordenadora: Vanessa de Oliveira Dagostim Pires

 

Outros projetos

MEMÓRIAS DO CÂMPUS SAPUCAIA

O projeto Memórias reúne materiais e informações cabíveis de preservação histórica referentes ao hoje Câmpus Sapucaia do Sul do IFSul. São fotografias, vídeos, recortes de jornais e materiais gráficos que são digitalizados, catalogados e disponibilizados online para a comunidade, impedindo que sejam perdidos em razão dos efeitos do tempo, da falta de mídias apropriadas para sua leitura ou como consequência do esquecimento. Hoje, o acervo é composto por mais de 3156 itens, número que segue em constante crescimento. Saiba mais. 

 

Núcleos 

O Câmpus Sapucaia conta com cinco núcleos, compostos por representantes da comunidade acadêmica e externa e responsáveis por promover iniciativas voltadas à conscientização e debate sobre diferentes temas:

Núcleo de Assuntos Internacionais (NAI)

Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE)

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI)

Núcleo de Gestão Ambiental Integrada (NUGAI)

Núcleo de Gênero e Diversidade (NUGED)

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página