Você está aqui: Página inicial > Acessibilidade > PROEN > Subprojeto - Ciências Biológicas

Subprojeto - Ciências Biológicas

Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social | Publicado: Terça, 14 de Julho de 2015, 10h24 | Última atualização em Terça, 22 de Dezembro de 2015, 08h24

Coordenadores:

Rosiane Borba de Aguiar

Tângela Denise Perleberg

Atividades a serem desenvolvidas em 2014/2015:

Atuação no Ensino: Nesta etapa, a partir do terceiro mês é esperado que o bolsista inicie suas atividades de ensino sempre com a supervisão do professor das turmas. Nestas atividades eles irão aplicar os projetos desenvolvidos ao longo do projeto PIBID.

Continuidade de Atividades: Continuidade e aperfeiçoamento das atividades já desenvolvidas em que os bolsistas mais antigos deverão reavaliar seus trabalhos e modificar o que for necessário, ampliando ainda suas ações junto às escolas conveniadas.

Realidade Escolar: Conhecimento da realidade escolar: Após a seleção, os supervisores oportunizarão aos novos bolsistas um primeiro contato com as instituições conveniadas através de estudos e debates sobre os projetos pedagógicos das escolas e o planejamento dos professores regentes. Em seguida, deverão ser oportunizado os primeiros contatos com os alunos das escolas. Esta etapa deverá ocorrer no prazo de um mês.

Feira de Ciências: Proposta de Criação de Feira de Ciências nas escolas conveniadas: A partir do terceiro mês os bolsistas irão participar juntamente com os supervisores e os coordenadores de área da proposta da criação de uma feira de ciências na escola. Este processo ocorrerá ao longo do primeiro ano do projeto PIBID. Após discussões com a equipe de gestão da escola pretende-se promover a feira como um dos produtos das atividades com os alunos desenvolvidas pelos bolsistas e supervisores.

Metodologias de ensino: Elaboração de Metodologias de Ensino: A partir do segundo mês os alunos iniciarão as discussões a respeito de propostas pedagógicas com os supervisores e os coordenadores de área. Serão oportunizadas discussões com bolsistas das licenciaturas em Física, Química e Ciências da Computação para a viabilização de projetos interdisciplinares. Paralelamente a estas atividades os bolsistas continuarão a realizar o acompanhamento de aulas semanais de Ciências e Biologia.

Educação Ambiental: Serão desenvolvidas atividades junto com as outras licenciaturas com a temática ambiental. O(s) assunto(s) a ser(em) abordado(s) será(ão) segundo as demandas apresentadas pela realidade da(s) escola(s) conveniada. Estas atividades serão desenvolvidas com grupos de no máximo quatro bolsistas de iniciação à docência de cada licenciatura e havendo o revezamento dos coordenadores de área e supervisores em cada grupo.

Kits experimentais: Desenvolvimento de tecnologias de educação em que os bolsistas desenvolverão jogos didáticos, kits experimentais, jogos e/ou animações que deem suporte à prática docente e à aprendizagem dos alunos. Essas tecnologias seriam o segundo produto resultante do subprojeto e integrariam as quatro áreas participantes do projeto institucional de forma a complementar significativamente a formação dos futuros docentes em face do mundo moderno, cada vez mais tecnológico.